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Cuidando do coração
 
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16/06/2009

Cuidando do coração

por Tom Coelho

“O coração humano é um instrumento de muitas cordas.
O perfeito conhecedor dos homens sabe fazê-las vibrar todas, como um bom músico.”
(Charles Dickens)


Hoje não quero falar sobre o coração-sentimento. O coração que ora aquece e depois esquece. O coração que ora repele e depois se apaixona. O coração que ora ama e depois odeia – ou ama com ainda mais intensidade. Quero falar sobre o coração-órgão, o coração-músculo, aquele responsável por bombear o sangue para todo nosso organismo, nutrindo nossas células, dando-nos a vida.

O mundo moderno legou-nos muitas facilidades. Trocamos lampiões a querosene pela energia elétrica farta, o dorso incômodo dos cavalos pela maciez dos assentos dos automóveis, as demoradas cartas pelos instantâneos e-mails. Mas o conforto trouxe consigo a comodidade e, com ela, a vida sedentária, o stress, o tabagismo, a obesidade e a pressão arterial elevada, todos estes, fatores de risco controláveis causadores de doenças cardiovasculares.

Repentinamente você sente uma queimação no peito, seguida de sudorese (suor excessivo), palidez, fraqueza e até enjôo. Esta dor no peito, que pode se estender para os braços, pescoço ou costas, é a angina, uma manifestação de redução temporária do suprimento de sangue para o coração. Isso acontece em situações de stress ou de exercício físico intenso, ocasiões nas quais há demanda mais elevada por oxigênio, exigindo maior esforço cardíaco.

Já o infarto do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco, é uma interrupção abrupta do fluxo de sangue para o coração, decorrente da aterosclerose, nome dado para o estreitamento progressivo de artérias devido à formação de placas de gordura nas paredes internas dos vasos, obstruindo a passagem do sangue. Nesta situação, a dor sentida é mais vigorosa e demorada. Via de regra, a angina não causa danos permanentes ao coração, mas o infarto, sim.

Lipídios: heróis ou vilões?

Os lipídios, ou apenas gorduras, são importantes fontes de energia para o organismo. Enquanto um grama de gordura contém 9 calorias, cada grama de carboidratos contém cerca de 4 calorias. Ademais, nossas reservas energéticas na forma de gordura são muito mais abundantes. As gorduras são obtidas a partir dos alimentos, sintetizadas ou formadas no corpo, em especial no fígado. Além disso, as células adiposas apresentam função protetora contra choques mecânicos, atuam como isolante térmico, aumentando a resistência do corpo quando exposto ao frio e auxiliam no transporte das vitaminas A, D, E e K.

As duas principais gorduras presentes no sangue são o colesterol e os triglicérides. Como são insolúveis, não se dissolvem no sangue, sendo transportados na corrente sangüínea através de proteínas especiais denominadas lipoproteínas. As principais são a LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, responsável por conduzir o colesterol aos tecidos do corpo, e a HDL, ou lipoproteína de alta densidade, que carrega o colesterol dos tecidos até o fígado onde é removido do sangue. Devido a estas características, a LDL é conhecida como “colesterol ruim”, enquanto a HDL é apelidada de “colesterol bom”.

O risco de uma cardiopatia (doença cardíaca) ou mesmo de um acidente vascular cerebral (AVC) está associado tanto à concentração de colesterol total presente no sangue quanto à relação entre LDL e HDL. Assim, a concentração ideal de colesterol total é da ordem de 140 a 200 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl). Já a LDL deve estar abaixo de 100 mg/dl e a HDL acima de 35 mg/dl. A concentração da HDL deve representar mais de 25% do colesterol total. E, finalmente, o índice de triglicérides deve estar abaixo de 150 mg/dl, embora não haja consenso na comunidade médica acerca deste número.

Ainda que tenhamos reforçado a importância dos lipídios como fonte de energia, elabore uma dieta que tenha apenas 30% ou menos das calorias necessárias provenientes de gorduras. E lembre-se de que há vários tipos de gordura:

  • gordura poli-insaturada (azeite de oliva, abacate e amendoim): reduz a LDL e o colesterol total;
  • gordura insaturada (peixes gordurosos, óleos vegetais, sementes e nozes): reduz triglicérides e colesterol total;
  • gordura saturada (origem animal, presente nas carnes vermelhas e laticínios): elevam colesterol e triglicérides;
  • gordura trans-saturada (presente em alimentos industrializados como margarinas, biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote, frituras e todo alimento que inclua em seu preparo a gordura vegetal hidrogenada): o consumo deve ser evitado ao máximo.

Programa de Reabilitação Cardíaca

Você pode esperar passar pelo infortúnio de uma doença cardíaca, levando apreensão, preocupação e ansiedade a você e toda sua família, ou agir preventivamente no sentido de evitá-la. E o grande segredo para tal está em promover uma mudança em seu estilo de vida.

O primeiro fator está na reeducação alimentar. Isso significa não apenas comer mais peixes, grelhar as carnes e evitar a gordura trans, mas também buscar uma dieta mais saudável, consumindo legumes, verduras e frutas, evitando o consumo excessivo de álcool e deixando de fumar. Consulte um nutricionista e procure envolver toda sua família.

O segundo aspecto está na atividade física prazerosa e regular. Os exercícios aeróbicos promovem a dilatação das artérias coronárias permitindo ao sistema cardiovascular receber a quantidade necessária de sangue para o bom metabolismo. Bastam trinta minutos em três sessões semanais para que os efeitos sejam sentidos. Além disso, a sensação de bem-estar e elevação da auto-estima são efeitos colaterais certos e desejáveis. Mas lembre-se de consultar um médico preliminarmente. Um teste ergométrico em esteira ou bicicleta, acompanhando de um hemograma (exame de sangue) e eletrocardiograma permitirão um diagnóstico adequado para a formatação de um programa de condicionamento físico personalizado.

Finalmente, se você está sentindo os efeitos de insuficiência cardíaca, sob evidente supervisão médica é provável que seja submetido a um tratamento alopático. A prescrição envolverá analgésicos, para confortar a dor; anticoagulantes, para redução dos níveis de colesterol e triglicérides; vasodilatadores, para facilitar o fluxo sangüíneo; e medicamentos contra arritmia, para manter a regularidade dos batimentos.

Cultive hábitos saudáveis. E estando são ou enfermo, lembre-se de eventualmente passar em sua cabeça um filme de sua vida, no qual você é o protagonista, mas também o diretor, com muitos atores ao seu redor que precisam de você para continuar representando seus papéis no palco da vida.

(Baseado em vídeos da “Série Cardiovascular”, distribuída com exclusividade no Brasil pela Siamar. Acesse: www.siamar.com.br).

 

* Tom Coelho é autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, além de consultor, professor universitário e palestrante. Com formação em Publicidade pela ESPM, Economia pela FEA/USP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é mestrando em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo Senac. Diretor da Lyrix Desenvolvimento Humano, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br.


Autor: Tom Coelho
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