.
 
 
Confira o artigo do Dr. Frederico Carbone Filho
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/09/2012

Confira o artigo do Dr. Frederico Carbone Filho

Saúde, mesmo sem os pés no chão

As férias, ou um simples feriado prolongado, são motivos de muita alegria e empolgação e não deveriam ser diferentes. Planejamos esses momentos e buscamos não esquecer de nada do que levar em viagens aéreas como certas roupas, câmeras fotográficas, guias, entre tantos apetrechos. Mas, na maioria das vezes, deixamos de lado à saúde.
 
O número de viagens aéreas tem aumentado significativamente no país nos últimos anos. A elevação do poder aquisitivo do brasileiro permitiu que uma nova classe social passasse a viajar de avião e fez crescer o fluxo de pessoas nos terminais dos aeroportos. A Medicina está acompanhando de perto essas transformações e precisamos estar preparados para atender casos relacionados ao tema, que têm crescido na mesma proporção. A Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial estuda o assunto e orienta os médicos nas novidades que surgem, para que possamos atender da melhor forma às dúvidas de nossos pacientes.
 
Viajar de avião não traz qualquer risco à saúde, mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente, por aqueles que possuem algum histórico de doenças. Antes de viajar as pessoas devem estar atentas a qualquer problema. Sempre procurar um especialista quando as viagens forem mais longas e a saúde não estiver 100%. Jamais tomar qualquer medicamento sem orientação médica, principalmente antes do embarque.
 
Para quem tem problemas cardiovasculares, por exemplo, é importante viajar com roupas leves, usar meias elásticas, mudar constantemente de posição no assento, fazer pequenos exercícios para o tornozelo, beber líquidos durante o voo, evitar o álcool, café e uso de remédios para dormir. A medicação de uso continuo deve ser tomada normalmente e nos horários, como se a pessoa estivesse em solo. É evidente que uma consulta prévia com o seu médico pode sanar qualquer dúvida ou especificidade.
 
Em linhas gerais, os principais problemas de saúde em viagens aéreas estão relacionados ao enjoo e ao Jet Leg. As pessoas mais susceptíveis aos enjoos são aquelas que ficam indispostas também quando andam de ônibus, carro ou navio. O ideal é evitar a ingestão excessiva de líquidos, comida gordurosas, condimentos e refrigerantes.
 
O Jet Leg é uma alteração provocada no organismo devido às diferenças de fuso horário e pode trazer cansaço, sonolência, dificuldade para dormir, irritabilidade e incompatibilidade entre a fome e os horários das refeições. Os efeitos serão amenizados se os passageiros evitarem também a cafeína e as bebidas alcoólicas. Lembre-se que muitos refrigerantes possuem boas doses de cafeína. Prefira ingerir água e sucos de fruta, que hidratam da mesma forma e são mais saudáveis.
 
Com pequenos cuidados antes do embarque, a viagem será um passeio prazeroso. 
 
*Frederico Carbone Filho é diretor médico do Hospital Santa Isabel

Autor: Frederico Carbone Filho
Fonte: DOC PRESS Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581