.
 
 
Dia Mundial do Coração: você está cuidando bem dele?
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/09/2012

Dia Mundial do Coração: você está cuidando bem dele?

Principais fatores de risco são os relacionados ao tabagismo e a distúrbios metabólicos

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração, dia 29 de setembro, alguns dados devem ser ressaltados. Você sabia que o infarto e o derrame, juntos, são a principal causa de morte no mundo? Só no Brasil, doenças cardiovasculares são a terceira maior causa de morte de pessoas entre 30 e 50 anos de idade.
 
Segundo Dr. Antônio Capucci, cardiologista da Amhpla (CRM 26916), hoje, o perfil epidemiológico das cardiopatias mudaram. “Em décadas anteriores, predominavam as doenças provocadas por sequelas da febre reumática. Atualmente, predominam as doenças recorrentes de complicações da hipertensão arterial, doenças cerebrovasculares e insuficiência coronária”, explica.
 
Os principais fatores de risco, salienta o especialista, são os relacionados ao tabagismo e a distúrbios metabólicos, como diabetes e obesidade. “No entanto, diminuição da ingestão de alimentos ricos em gordura, prática de exercícios físicos e combate ao tabagismo, à obesidade e ao estresse são hábitos simples que podem ser adotados no dia a dia e que ajudam a manter o nosso coração saudável”.
 
Neste sentido, a importância dessa data, em que se comemora o Dia Mundial do Coração, deve ser ressaltada para nos conscientizarmos da importância de cuidar deste órgão. “Essa conscientização pode e deve ser feita através de campanhas desenvolvidas pelos departamentos da Medicina Preventiva, junto aos usuários de convênios e do SUS, e no Ministério da Saúde”. 
 
E completa: “Se não houver vigência de doença cardiovascular em atividade, a procura por um cardiologista deve ser anual”.
 
Cuide bem do seu!
 
Você sabia que cerca de 17 milhões de pessoas morrem de doenças do coração todos os anos. Confira algumas dicas dadas pelo Incor (Instituto do Coração) para cuidar do seu:
 
- Controle da dieta é o primeiro passo para prevenção e tratamento das doenças do coração. Por isso, uma dieta variada e equilibrada, e manter os horários regulares das refeições, sem pular nenhuma delas, são de extrema importância.
 
- Fumar significa colocar no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, entre elas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. Por isso, as vantagens para quem para de fumar são compensadoras: 8h após o último cigarro, o nível de oxigênio se normaliza, dois dias depois o olfato e o paladar funcionam melhor e, de cinco a dez anos após o término do vício, o risco de infarto volta a ser o mesmo daqueles que nunca fumaram;
 
- Controlar o açúcar no sangue reduz o risco de problemas do coração. Os valores normais das taxas de açúcar no sangue devem ser entre 70 e 99 mg/dL em jejum;
 
- Excesso de sal, viver sob estresse, peso elevado, falta de atividade física e excesso de bebida alcoólica, podem causar aumento da pressão, que é uma doença silenciosa e causa insuficiência cardíaca, entre outros danos. Porém, evitando estes fatores, é possível controlá-la, mesmo quando existir a tendência familiar;
 
- Atividade física regular é capaz de combater a obesidade, regular o açúcar no sangue, reduzir o colesterol e diminuir a pressão arterial.
 
Sobre a Amhpla Cooperativa de Assistência Médica
 
A Amhpla Cooperativa Médica iniciou as atividades em 1985, com o ideal de oferecer um atendimento médico diferenciado para empresas. No ano seguinte, expandiu suas áreas de atuação com o atendimento também aos planos familiares. Sensível às tendências de mercado e às necessidade da região, a Amhpla levou seu alto padrão em saúde às cidades de Rio das Pedras, Charqueada, São Pedro, Capivari, Monte Mor, Tietê, Cerquilho, Laranjal, além de firmar parcerias com Limeira, Americana e Campinas. Por isso, a empresa tem fixado participação cada vez maior no mercado, mantendo com seus conveniados através de um atendimento humanizado, uma relação sólida e estreita. Para saber mais, acesse: www.amhpla.com.br.  

Autor: Dr. Antônio Capucci
Fonte: Decastro Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581