.
 
 
O que é Glaucoma?
 
Entrevistas
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/09/2009

O que é Glaucoma?

Em resposta aos internautas, Dr. Guilherme Quinto esclarece o assunto

Os assuntos relacionados às doenças dos olhos tem interessado os leitores do portal SIS.Saúde. Muitas pessoas nos contatam para a obtenção de informações sobre doenças e sintomas, métodos de tratamento e sobre como localizar profissionais da área.

Dentre os tópicos de maior demanda, destaca-se a situação do glaucoma. Dessa maneira, contatamos o Dr. Guilherme Quinto, médico oftamologista, com especialização pela Johns Hopkins University. Confira:

SIS.Saúde: Dr. Guilherme, nos fale um pouco sobre essa doença. Qual a definição para Glaucoma e quais os sintomas iniciais?
Guilherme: Glaucoma é uma doença ocular caracterizada pelo aumento da pressão intra-ocular que provoca dano no nervo óptico e gera comprometimento do campo visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira irreversível. Existem diversos tipos de glaucoma, sendo o mais comum o glaucoma crônico simples. No início desta doença, o paciente é assintomático e a visão é normal, porém a progressão ocorre lentamente levando à uma baixa de visão nos casos avançados.
 
SIS.Saúde: E qual a prevalência dessa doença?
Guilherme: Estima-se que cerca de 0,4-0,7% das pessoas com idade acima dos 40 anos e 2-3% das pessoas com cerca de 70 anos tenham glaucoma no mundo. Desta forma, o risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum seu aparecimento após os 40 anos. Além disso, há uma forte tendência familiar e parentes dos indivíduos afetados devem se submeter a um exame periódico com oftalmologista pois têm risco maior de apresentar a doença.
 
SIS.Saúde: Como é obtido o diagnóstico?
Guilherme: O glaucoma pode ser diagnosticado somente após um exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico faz a medida da pressão intra ocular e o exame do fundo de olho para avaliação do nervo óptico, por meio de aparelhos apropriados. A descoberta precoce da doença e o tratamento à tempo são as melhores maneiras de controlar a doença e manter a visão do paciente glaucomatoso.
 
SIS.Saúde: Uma vez que não existe cura definitiva para a doença, os leitores do SIS.Saúde questionam muito acerca do tratamento mais indicado para o combate ao glaucoma. Comente a respeito.
Guilherme: O tratamento é feito clinicamente com colírios para a redução da pressão intraocular. Cirurgia para glaucoma é reservada para casos avançados e não responsivos ao tratamento clínico máximo. Atualmente ainda não existe cura para o glaucoma, porém quando a doença é detectada precocemente, a maioria dos pacientes podem ter um controle médico bem sucedido.

Guilherme Quinto, MD
Médico – Oftalmologista (Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia)
Especialização pela Johns Hopkins University, Baltimore-EUA
Instituto de Oftalmologia do Mãe de Deus Center, Porto Alegre-RS.
 

 
Confira outras matérias a respeito
 
 
 
 

Autor: Dr. Guilherme Quinto
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602