.
 
 
Fibras: a dose ideal
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/07/2009

Fibras: a dose ideal

Cada pessoa deve consumir um mínimo de 20 gramas de fibras/dia

 As fibras podem ser solúveis e insolúveis. As primeiras, como o nome diz, têm a propriedade de se misturar com água. São encontradas principalmente nas frutas e vegetais, especialmente em laranjas, maçãs, goiaba (cascas) e aveia. As insolúveis, assim chamadas porque não se misturam com a água, são as celuloses (as hemiceluloses e a lignina) encontradas principalmente nos cereais integrais.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e do FDA, organismo norte-americano que controla alimentos e medicamentos, cada pessoa deve consumir um mínimo de 20 gramas de fibras por dia. O ideal, na opinião de muitos pesquisadores, é um consumo em torno de 30 gramas por dia. Cerca de 20% a 25% dessas fibras devem ser solúveis e 70% a 75% devem ser insolúveis.

Como já disse no artigo anterior pode parecer fácil consumir a dose certa de fibras por dia, mas não é. Um total de apenas 10g por dia, por exemplo, equivale a uma concha de feijão cozido (cerca de 4g), um pãozinho francês (cerca de 3g), um pires de acelga cozida (2g) e uma fatia média de abacaxi (1,1g).

A dificuldade desse consumo está nas práticas e hábitos alimentares que mudaram muito nas últimas décadas. Estudos feitos em habitantes de alguns países africanos mostram que chegavam a consumir entre 50g e 100g de fibras por dia, por conta de uma dieta praticamente vegetariana. Como conseqüência, esses habitantes, apesar dos indicadores de desnutrição encontrados, não apresentavam problemas gastrintestinais.

As mudanças na alimentação foram decorrências naturais da melhora do nível de vida. Por exemplo, o pão de centeio ou de farelo natural foi substituído pelo pão branco, preparado com farinha industrializada, da qual é retirada grande parte do farelo fibroso. A carne passou a ocupar o lugar dos vegetais em todos os cardápios e mesas. E produtos como biscoitos, salgadinhos, bolos, sorvetes e alimentos gordurosos vieram ocupar o lugar das frutas, verduras e legumes.

Lembre-se que o prazer da alimentação e a satisfação em preparar seus pratos também contam pontos no ranking da boa saúde. Por isso não deixe que sua preocupação com a quantidade de fibras acabe tirando seu prazer e desequilibrando o conjunto de sua alimentação.

Uma ótima semana para todos e até o próximo domingo quando estaremos esclarecendo dúvidas dos nossos leitores.

Jocelem Mastrodi Salgado - profª Titular de Nutrição - LAN/ESALQ/USP -, autora dos livros: "Faça do Alimento o seu Medicamento"; "Pharmacia de Alimentos; "Alimentos Inteligentes" e "Guia dos Funcionais" - o que está sendo como um guia para as pessoas se orientarem nas feiras livres e nos corredores de supermercados, em cujas prateleiras, alimentos comprovadamente benéficos para a saúde e alimentos comprovadamente prejudiciais, disputam tanto a atenção como o dinheiro do consumidor. Editora Ediouro, (publicado em 2009); e-mail: jmsalgad@esalq.usp.br.

Veja também

Por que as pessoas sofrem com a má digestão? 
Estamos habituados a ouvir queixas de azia e má digestão quase que diariamente... 


Novas evidências de que o vinagre combate a gordura 
Os cientistas descobriram que o vinagre pode evitar o acúmulo de gordura corporal e evitar o ganho de peso
 


Exercício sob medida para melhorar sua saúde 
A orientação de um personal trainer ajuda a otimizar resultados e traz mais motivação para os praticantes de atividades físicas
 


Consumidor resiste a cardápio light, diz pesquisa 
Ao comer fora, apenas um em cada cinco consumidores se preocupa se o alimento faz bem ao organismo
 


Emagrecimento e hábitos saudáveis 
Entrevista com as psicólogas Tanise Pazzim e Carla da Silva realizada pelo Portal Psico
 


Autor: Jocelem Mastrodi Salgado
Fonte: Gazeta de Piracicaba

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581