.
 
 
Você conhece seus vícios posturais?
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/10/2011

Você conhece seus vícios posturais?

Para quem trabalha sentado, especialista faz recomendações

Trabalhando ou descansando, todo mundo prefere ficar sentado. Apesar dessa posição parecer a mais confortável para a coluna, sem alguns cuidados, ela pode trazer alguns malefícios. “Em geral, as pessoas expõem-se a riscos que desconhecem, seja por sentar em uma posição inadequada ou, simplesmente, por não saber regular a sua cadeira no ambiente de trabalho”, aponta Alison Alfred Klein, fisioterapeuta do trabalho e diretor do Sefit (Serviços Especializados de Fisioterapia do Trabalho).

A principal dificuldade de quem fica muito tempo sentado é o surgimento de alguns vícios posturais, como sentar sobre uma das pernas, usar a cadeira na altura inadequada, não apoiar as costas, sentar na borda ou ficar inclinado. “Essa falta de cuidado com a postura causa dores lombares, degeneração de discos intervertebrais, cefaléia tensional, problemas circulatórios, hemorróidas, artrite da região vertebral, desigualdade na altura dos ombros, bursite, entre outros”, enumera dr. Alison.

Diferente do que muitos pensam a postura sentada ideal não é cansativa, não requer muito esforço, nem gera dor, pois respeita a configuração da coluna sem sobrecarregá-la. Defendida pelos profissionais, a forma mais saudável seria sentar-se com a cabeça elevada, ombros para trás, coluna encostada, joelhos dobrados a 90º e pés apoiados no chão, pois é a postura que melhor mantém o equilíbrio do corpo.

Manter a postura ideal, entretanto, não é tão fácil, mas deve ser buscada sempre. “A sugestão é que se alterne entre a postura ideal e outras não tão saudáveis, mas sempre voltando à primeira. Assim, o corpo não é tão prejudicado”, orienta o fisioterapeuta.

Mobília saudável

Para quem trabalha na posição sentada, algo a se observar é a adaptação do mobiliário do escritório de acordo com cada indivíduo. A cadeira deve ter encosto e alturas ajustáveis, permitindo que o funcionário apóie seus pés no chão, e a mesa deve estar próxima o suficiente para que os braços fiquem apoiados sem ser necessária a inclinação. “Nunca se deve, manter longe do alcance das mãos algo que se use com frequência, como também, não se deve sentar na beirada da cadeira com as pernas cruzadas e inclinar-se para digitar”, ressalta o profissional.

Outras matérias para você melhorar sua saúde:

Mitos e Verdades sobre a TPM
Síndrome atinge, em média, 75% das mulheres e pode ser amenizada com alimentação saudável e atividade física contínua

Acupuntura para a beleza
A técnica faz sucesso no tratamento de rugas, olheiras, estrias e celulite

Já imaginou utilizar a internet como aliada no processo de abandonar o cigarro?
Pessoas que utilizam essa estratégia apresentam 50% mais chances de sucesso do que as que não utilizam, diz estudo

Higienizando a geladeira
Especialista fala da importância da prática


Autor: Redação
Fonte: Expressa Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602