.
 
 
Dermatologista alerta para o uso correto de maquiagem
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/07/2009

Dermatologista alerta para o uso correto de maquiagem

Dra Vanessa Petry aborda o tema e fornece dicas aos internautas

"O habito de se maquiar é muito comum nos dias de hoje. A maquiagem ressalta a beleza, encobre imperfeições, sendo uma forma de 'aliada' das mulheres". É o que diz uma especialista no assunto, exclusivamente ao portal SIS.Saúde. Vanessa Petri, médica dermatologista de Porto Alegre, comenta que existem alguns cuidados a serem observados, pois os cosméticos, quando não utilizados adequadamente, podem provocar alterações indesejadas. "Entre elas, podemos citar as alergias, oleosidade excessiva e a acne" afirma. Veja a seguir as dicas da especialista.
 
Confira a data de validade dos produtos. Sempre!

 

 
O uso de maquiagem com data de validade vencida é arriscado, uma vez que o contínuo contato com a pele e com o meio ambiente possibilita a contaminação do produto por fungos e bactérias. Mas, normalmente, os cosméticos possuem substâncias que inibem essa contaminação!
 
Porém, cabe lembrar que esses ingredientes possuem potencial de ação por um determinado tempo. Após esse prazo, pode haver a contaminação do produto e a consequente transmissão desses micoorganismos para a sua pele.
 
Higienize sua pele com regularidade!
 
O hábito de remover a maquiagem antes de dormir é muito importante, pois a permanência desses produtos na pele impedem a respiração correta da derme, podendo causar acne cosmética. Os riscos de alta oleosidade favorecem, ainda, ao envelhecimento precoce da pele.
 
A higienização adequada deve ser realizada com aplicação de demaquilante, seguida de lavagem com água em abundância.
 
Para se certificar que a maquiagem foi adequadamente removida de seu rosto, passe um algodão umedecido. Se houver resquícios de maquiagem, a lavagem deve ser repetida. Após a lavagem pode ser usado loção tônica ou hidratante, de acordo com as características fisiológicas de cada pessoa. Esse hábito contribui para uma "rotina" saudável da sua pele.
 
Cada pele exige uma maquiagem apropriada!
 
Use sempre a maquiagem adequada ao seu tipo de pele. Pessoas com pele oleosa devem evitar produtos que contenham óleos em suas composições, ou que sejam a base de cremes. Nesses casos, recomenda-se a adoção de loções ou produtos a base de água.
 
Peles infantis: cuidado! 
 
Outro aspecto importante é que o hábito de se maquiar deve ser evitado por crianças! Isso ocorre em razão das características comuns da pele no período infantil, que diferem da adulta por uma série de fatores hormonais.
 
"Na experiência clínica, observo que a maioria utiliza produtos que pertencem à mãe", ressalta a especialista. O risco da utilização desses produtos, indicados para peles adultas, é que podem provocar alergias quando usados em peles de crianças.
 
 
 
 
 
 
 


Vanessa Petry Quinto
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialização na New York University School of Medicine e na University of Maryland School of Medicine.
Clínica Dra Carolina Garcia Feijó Dermatologistas. Porto Alegre - RS.
 
Confira outros temas para melhorar sua saúde:
 
 
 
 

Autor: SIS.Saúde
Fonte: Vanessa Petry

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581