.
 
 
Dia Mundial da Enfermagem
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/05/2013

Dia Mundial da Enfermagem

A Enfermagem deve ser vista como algo indispensável para a sociedade. Ter em mente que um profissional depende do outro é imprescindível

No dia 12 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Enfermagem, é hora dos profissionais de Enfermagem refletirem sobre o valor da classe para a sociedade e sobre a importância da constante busca pela capacitação profissional.

Atualmente, já se somam mais de 900 mil profissionais entre auxiliares, técnicos e enfermeiros e esse número tende crescer devido à abertura desgovernada de cursos e faculdades que, na maioria das vezes, não oferecem qualificação adequada e não saem preparados para as tarefas a serem desempenhadas nas unidades hospitalares, em clínicas, serviços de home care, serviços de remoção de pacientes e tantas outras funções que podem ser ocupadas pelos profissionais de Enfermagem.

Ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa mostrando as 10 profissões mais mal pagas do Brasil e a Enfermagem ficou em 4°lugar, o que mostra que apesar de sermos uma classe ativa e vital para o bem-estar do paciente, ainda há desvalorização da profissão. Mas este quadro aos poucos se reverte e a luta por melhores condições de ensino, trabalho e capacitação profissional vêm surgindo de forma mais atuante.

No cenário atual, as constantes inovações tecnológicas e a certificação de qualidade por Acreditação Hospitalar, têm impulsionado as instituições de saúde na busca pela excelência no atendimento ao cliente, o que significa mais segurança para pacientes e profissionais de saúde. O que também requer, maior qualificação e constante aperfeiçoamento profissional.

Nesse fluxo de mudanças, é a hora de lutar por melhores cargos, salários e reconhecimento, e se orgulhar dessa profissão milenar que tem como missão cuidar e salvar vidas. A Enfermagem deve ser vista como algo indispensável para a sociedade. Ter em mente que um profissional depende do outro é imprescindível para a conquista de um ambiente de trabalho repleto de respeito e onde há crescimento e lugar para todos.

*Marcele Martins de Alcantara Machado da Silva é chefe de Enfermagem do Hospital Icaraí. Formada pela faculdade São Camilo, com pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursando MBA Gestão de serviço de saúde UFF. 


Autor: Carolina Laert
Fonte: SB Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581