.
 
 
Alimentação adequada ajuda a amenizar sintomas da TPM
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/08/2016

Alimentação adequada ajuda a amenizar sintomas da TPM

Açúcar refinado é o principal inimigo, pois provoca fadiga, dores no corpo e inchaço

Todo mês é o mesmo dilema. Dias antes do ciclo menstrual do mês as mulheres começam a apresentar irritabilidade, sensibilidade nos seios, inchaço corporal, constipação intestinal e ficam mais emotivas. O motivo para isso é a famosa tensão pré-menstrual, popularmente conhecida por homens e mulheres como TPM.

Ela é caracterizada por um conjunto de sintomas que acometem o público feminino durante 14 dias depois do primeiro dia do último período menstrual e que costuma desaparecer entre um ou dois dias após o início da menstruação. Ou seja, além dos sintomas citados acima a mulher pode apresentar mudanças de humor como ansiedade, tristeza, nervosismo, dificuldade de concentração, entre outros.

O que muitos não sabem é que alguns alimentos agravam ainda mais os sintomas da TPM, como no caso dos que são ricos em açúcares, como bolos, tortas, chocolates, refrigerantes e outras guloseimas.

— Em excesso, o açúcar refinado provoca fadiga, dores no corpo, inchaço, além de contribuírem para a elevação do peso corporal— alerta a nutricionista Ana Huggler.

Embora sejam saborosos, os alimentos ricos em açúcares agravam na retenção de líquidos que, consequentemente, provocam inchaços no corpo durante este período.

— O chocolate, por exemplo, normalmente é conhecido pelo fato de que o cacau ativa a serotonina e, com isso, aumenta a sensação de bem-estar. Porém, é importante ficar atenta ao tipo de chocolate escolhido. O ideal é optar pelo amargo já que possui 70% de cacau e é um dos que menos possuem gorduras, evitando o aumento de peso— explica Ana.

Para aliviar os sintomas da TPM, a especialista indica que o importante é apostar numa dieta composta por nutrientes que têm propriedades calmantes.

— A banana é uma boa dica para melhorar o bem-estar, pois ela possui vitamina B6 que está relacionada à produção de serotonina. O ômega 3 é outro nutriente que não pode faltar no cardápio. Por ser antioxidante, ajuda a combater as dores e melhora o humor— sugere.

Para quem costuma ficar muito ansiosa nesses dias, uma solução está em investir na linhaça e no consumo de maracujá que ajudam a diminuir a compulsão por doces e têm efeitos calmantes. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas também é importante, pois como são diuréticos favorecem à perda de nutrientes, acarretando no aparecimento de dores de cabeça.

A cafeína também é outro nutriente que não deve entrar no cardápio nesses dias, pois prejudica os estoques de vitamina B e aumentam a irritabilidade.

— Refrigerantes, chá preto e mate não são recomendados. Assim como alimentos gordurosos que são responsáveis pelo aumento do hormônio estrogênio, responsável pelo surgimento de acne no rosto— diz Ana.

Vale ressaltar que uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e outros produtos integrais ajudam a controlar os sintomas. 


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581