.
 
 
UPA Rio Branco recebe grau máximo de excelência no atendimento
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/07/2014

UPA Rio Branco recebe grau máximo de excelência no atendimento

Unidade mantida pela Prefeitura de Canoas, com funcionamento 24h, conquista a certificação de reconhecimento nacional, que atesta qualidade e segurança nos atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento do bairro Rio Branco em Canoas, a UPA Hugo Simões Lagranha, acaba de conquistar o título máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação, o ONA 3. Reconhecida em todo país e chancelada pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua), a certificação confirma o mais alto grau de excelência em uma série de itens avaliados na unidade. Esta é a terceira UPA no Brasil a receber o selo em seu maior nível.

Na avaliação do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o reconhecimento reflete a importância oferecida pela administração ao tema da saúde e o acerto na decisão de adotar uma gestão compartilhada com entidades filantrópicas. "O modelo nos concedeu grau máximo na certificação, a única do sul do Brasil e terceira do país, demonstrando que os serviços, desde a recepção, acolhimento, triagem e médicos, na UPA Rio Branco, são oferecidos com qualidade para os cidadãos", avalia.

Na avaliação do secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio,este reconhecimento reflete uma política que o Município vem adotando na qualidade de implantação dos serviços, ao pensar que cada um ddeles deve fazer a sua parte dentro da rede pública. "Essa certificação reflete a qualidade do trabalho da parceria do Município com o Sistema de Saúde Mãe de Deus. Uma estrutura predial e de equipamentos adequada e uma equipe qualificada possibilitam um atendimento resoltuivo e com a segurança que o usuário necessita", comenta Bósio.

Para obter a certificação, uma rigorosa auditoria levou em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional (quantidade e qualificação de profissionais), práticas de segurança, capacidade de controle (informações oferecidas aos pacientes e seus acompanhantes), qualidade de atendimento. A UPA Rio Branco atendeu a todos os quesitos. Organização dos processos, criterioso cumprimento das práticas e procedimentos de segurança, além do comprometimento da equipe de trabalho, foram os destaques da unidade ao final da avaliação. Apenas duas outras UPAs no país tem essa certificação, em Guarulhos (SP) e Recife (PE).

Com capacidade para atender 300 pacientes por dia, as práticas de acolhimento, tanto no aspecto humano quanto técnico, respondem às exigências do Ministério da Saúde. Um exemplo disso é classificação de risco. Segundo o consultor de Qualidade e Acreditação do Sistema de Saúde Mãe de Deus - que gerencia a UPA - o médico Sérgio Ruffini, os pacientes não aguardam mais de 60 minutos, independentemente do seu quadro. "É um atendimento considerado excelente para casos de baixa gravidade", avalia, destacando que o espírito de coletividade entre os colaboradores e os gestores, além da busca por resultados, foram fundamentais para a conquista do ONA 3.

Construída pelo Município, com recursos federais, estaduais e municipais na ordem de R$ 2,5 milhões, em 2012, a UPA Rio Branco foi uma escolha da população, por via do voto no Orçamento Participativo. O Município investiu ainda mais R$ 1 milhão em equipamentos para a unidade.

A UPA Rio Branco tem o aval dos seus usuários. A comerciária Marina Dissegna comenta que antes tinha de recorrer a outro local para o atendimento, muito mais longe de sua casa. "Antes, tinha que me tratar no HPS, mas era muito mais gente. Aqui, o atendimento é bom em todos aspectos", declara. "Eu acho ótimo o atendimento. Mesmo quando está lotado, conforme a situação, passamos na frente, pois priorizam os casos mais graves. Meus familiares têm a mesma opinião", completa a técnica de enfermagem Eva Gomes Galho.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com atuação em todo Brasil. Sua atividade busca promover a implantação de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, estimulando o aprimoramento contínuo das instituições do setor. No ano de 2013, a organização tornou-se membro da Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua), o que reforça sua notoriedade dentro e fora do País.

Localização e estrutura

A UPA Rio Branco fica localizada na Rua Cairú, 600, no bairro Rio Branco, no Quadrante Sudoeste. Lá são realizadas provas cardíacas, eletrocardiograma, eletroencefalograma, raio x e exames laboratoriais para diagnósticos de urgência. O local também tem ambulâncias e leitos para pacientes em observação. Recentemente, a implantação de um sistema eletrônico garantiu o encaminhamento mais rápido para a triagem clínica. 


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581