.
 
 
A cardiologia em pauta em Gramado
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/08/2014

A cardiologia em pauta em Gramado

Congresso SOCERGS 2014, que começa nesta quinta-feira (21), já conta com mais de 1.200 participantes

Inicia nesta quinta-feira, dia 21, o XXIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), no Serrano Resort & SPA, em Gramado. As inscrições antecipadas já superaram as expectativas de público, garantindo a participação de 1.220 pessoas, sendo mais de 600 prescritores, o que mantém o evento em destaque no ranking dos congressos médicos nacionais. Temas de vanguarda, como diretrizes recentes, o que cardiologista deve saber em 2014, dieta mediterrânea e seus componentes, dicas no consultório e para prática diária, obesidade como desafio multidisciplinar, terminalidade e espiritualidade, heartteam, humanização e pesquisa, diferentes tipos de treinamento físico e coração, gestão e empreendedorismo em fisioterapia, entre outros, nortearão as discussões durante os três dias do SOCERGS 2014.

A programação vai reunir especialistas de reconhecido mérito acadêmico, destacando a presença internacional de Helmut Schoreder, da Espanha, que vai abordar estudos sobre a dieta mediterrânea na prevenção de doenças cardiovasculares; de Eric D. Peterson, dos Estados Unidos, que falará sobre novas terapias em anticoagulação em uma atualização interativa, bem como o brasileiro Renato D. Lopes, residente nos Estados Unidos, que participará da mesa redonda “Síndrome Coronária Aguda” com o tema “Novos antiplaquetários: as evidências justificam a troca do tratamento?”

“Trata-se de um evento de elevado nível científico, que representa uma boa oportunidade para a reciclagem e atualização sobre as nuances da cardiologia, em todos os seus estágios. A expectativa é muito boa e estamos felizes em entregar mais um Congresso para nossa comunidade atuante e ávida por conhecimento. Esta demanda motiva o trabalho que assumimos na liderança de eventos científicos”, avalia Salvador Sebastião Ramos, presidente do SOCERGS 2014.

A presidente da SOCERGS, Carisi Polanczyk, acredita que o principal desafio seja manter, nesta edição, o sucesso alcançado nos anos anteriores. “Atualmente o Congresso é visto pela comunidade cardiológica como um dos mais atrativos do Brasil em diversos aspectos, como: qualidade da programação científica, nível de palestrantes, possibilidade de interatividade entre diferentes serviços, colegas e tipos de atividades”, afirma. De acordo com o cardiologista Mário Wiehe, diretor científico do evento, um dos principais diferenciais do Congresso é a inserção de temas contemporâneos na cardiologia e de interesse das especialidades afins. “Serão pautados temas atuais nas áreas de diagnóstico, tratamento e novas tecnologias”, explica.

A exemplo do que foi realizado em 2013, a edição deste ano contará com simpósios de especialidades, desenvolvidos no mesmo centro de eventos do Congresso Médico, em horários especiais. Profissionais ligados à cardiologia, entre eles enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos, terão programação própria. Serão 110 palestras com mais de 40 temas abordados para aproximadamente 1.200 profissionais. O presidente do Congresso lembra que o evento tem um enfoque muito importante na prevenção. “Além da multidisciplinaridade, um dos diferenciais é a grande interatividade entre os participantes, através de perguntas e discussões durante as atividades. Há ainda uma grande preocupação em abordar temas que sejam de proveito para os cardiologistas aplicarem na prática da clínica cardiológica”, diz Salvador.

Outro destaque do Congresso é o programa “Temas Livres”, iniciativa proposta para estimular a divulgação e produção científica gaúcha e brasileira. Mais de 107 integrantes do Congresso Médico e 185 dos Simpósios de Especialidades enviaram seus estudos e foram avaliados pela comissão julgadora. Serão apresentados nos formatos oral ou pôster, conforme classificação. As abordagens englobam os temas: Insuficiência Cardíaca Crônica, Síndrome Coronariana Aguda, Valvulopatias, Arritmias, Hipertensão Arterial Sistêmica e Cardiologia Geral. As sessões dos temas livres orais serão antecedidas por palestras introdutórias, chamadas de “Os Estado da Arte”, que provocam o entendimento dos temas que ali serão apresentados, onde destaca-se “O Papel da Estatística: Nem Vilã, nem Super-Heroína”. Os 28 trabalhos selecionados para apresentação oral estarão, automaticamente, concorrendo à premiação do Congresso, que será entregue aos três primeiros colocados.


Autor: Manuela Ferreira
Fonte: Uffizi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581