.
 
 
Artrose
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/08/2009

Artrose

Recuperação com ajuda da medicina esportiva

A artrose é uma das doenças mais frequentes da humanidade e uma das principais causas de incapacidade física com o avançar dos anos. De acordo com o Dr. Ari Radu Halpern, Reumatologista do Hospital das Clinicas, a artrose (ou osteoartrite como é atualmente conhecida) é uma doença da cartilagem articular que pode afetar várias articulações do corpo. Embora a artrose possa ocorrer como consequência de outras doenças ou malformações que alterem a arquitetura articular, frequentemente ela surge sem nenhuma causa aparente e nestes casos é chamada de artrose primária afetando principalmente quadril, joelhos, mãos e coluna.

A artrose se manifesta clinicamente por dor articular, eventualmente associada com inchaço e limitação dos movimentos. A causa da artrose primária não é totalmente conhecida, mas, o exercício físico regular e o controle de peso têm um importante papel na prevenção da artrose de membros inferiores. Da mesma forma, o tratamento da artrose já estabelecido em membros inferiores envolve sempre exercícios físicos, como de fortalecimento muscular, propriocepção e equilíbrio, que são, provavelmente, as modalidades terapêuticas não cirúrgicas mais importantes no acompanhamento destes pacientes.

Porém, lesões esportivas causadas por exercícios realizados de maneira incorreta podem favorecer o surgimento ou desenvolvimento de artrose já estabelecida. Desta forma, exercícios físicos em portadores de artrose devem ser realizados sob supervisão especializada.

Muitos pacientes com artrose procuram a B-Active para realizar um programa especifico para fortalecimento muscular. Os especialistas indicam e consideram o treinamento na academia especializada em Medicina Esportiva o procedimento mais adequado e seguro para retardar a cirurgia, facilitar o ato cirúrgico e proporcionar uma recuperação mais rápida pós cirúrgica.

Dr. Benjamin Apter, diretor da B-Active comenta que “é muito comum recebermos alunos com indicação cirúrgica da artrose. Para eles, desenvolvemos um programa especifico para dar um restabelecimento mais rápido nesta situação”. Ainda completa, que “a média do tempo de recuperação pós cirúrgica para clientes que se submeteram a esse programa é de dois meses. Isso significa que após isso, já estão aptos para realizar as AVD's (Atividades da Vida Diária) e também para retornarem a academia com indicação do próprio cirurgião para realizar um programa especifico de reabilitação.

O processo degenerativo de desgaste da cartilagem está principalmente relacionada ao envelhecimento, a problemas congênitos, traumatismo ou sobrecarga das articulações. Esssa degenaração do tecido provoca dor, limitação do movimento e, em estágio avançado deformação do osso. Afeta principalmente as articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral.

O exercício físico adequado embora não atue nas causas hereditárias ou evite a ação do envelhecimento pode reduzir danos e adiar a prograssão da doença, além de evitar a sobrecarga articular, afirma Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício e Coordenador da academia B-Active.

Todos os estudos mais recentes apontam para o fortalecimento muscular, que estabiliza as articulações, afirma Apter. É importante que o exercício não cause impacto nem sobrecarga nas articulações.

O tratamento da artrose envolve um conjunto de medidas multidisciplinares que incluem medicamentos, terapia ocupacional, reabilitação, exercícios físicos e eventualmente cirurgia. No entanto, a melhor forma para cuidar do problema é a prática do exercício físico, que tem um papel central na prevenção, tratamento e até mesmo na reabilitação pós cirúrgica de portadores de artrose.

Para maiores informações ligue 3120-6702 ou acesse www.b-active.com.br

Sobre a B-Active

A B-Active é uma academia que tem como principal pilar a Medicina Esportiva, sob direção do Dr. Benjamin Apter, médico especialista em Medicina Esportiva e professor da Pós Graduação de Fisiologia do Exercício (CECAFI) da FM-USP. A proposta surgiu por meio de uma pesquisa do grupo de Geriatria da USP, com o objetivo de estudar os benefícios de exercícios no idoso. Ao descobrirem que o exercício de impacto era um grande vilão, voltaram-se para o desenvolvimento de programas de exercícios resistidos, conhecidos como exercícios de fortalecimento muscular.

As atividades oferecidas apresentam um novo conceito, que tem sido cada vez mais procurado pelo público que busca programas especializados para evitar as lesões causadas por treinos inadequados ao seu tipo físico, e que, além disso, oriente quais são as atividades mais apropriadas para ajudar na prevenção, reabilitação e melhoria da qualidade de vida.

A academia conta com mais de 30 aparelhos de ginástica desenvolvidos no departamento de Bioengenharia da USP, exclusivamente para oferecer a máxima proteção articular e a máxima ativação muscular. Esses equipamentos ergonômicos medicinais permitem a regulagem da graduação dos movimentos e distribuem o peso independente para cada lado do corpo, resultando em exercícios mais seguros e eficazes.

Os treinamentos são elaborados, de acordo com a necessidade e perfil de cada aluno, por um conjunto de médicos especialistas em medicina esportiva, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício. Para todos os clientes, inclusive os de grupos especiais (portadores de doenças crônicas, como câncer, doença coronariana, pressão alta, diabetes, artrose, artrite entre outras), os programas são individualizados e constantemente monitorados. Relatórios periódicos são enviados aos médicos dos alunos para o acompanhamento da evolução física e clínica.

Indicado para todas as idades, a B-Active é especialista em desenvolver programas específicos para cada pessoa, de acordo com as necessidades de cada aluno. Todo este cuidado com a saúde e o físico é feito por profissionais da academia, e por não serem terceirizados, o aluno não paga a mais por isso.

O sucesso da nova proposta de atividade física, que agrega saúde com boa forma, está em expansão e a B-Active abre a segunda unidade do bairro Higienópolis. E ainda, é a única academia que conta com certificações na área médica, fisioterapêutica, terapia ocupacional, educação física e selo de qualidade emitido pela USP.

Todas as instalações são adaptadas para receber cadeirantes e pessoas que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) com elevador, banheiro e vestiário específicos e profissionais altamente capacitados para o atendimento.

B-Active Unidade Higienópolis: Rua Alagoas, 148, 1°andar / Tel. 11 3120-6702 / Horário de Funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 21h / higienopolis@bactive.com.br

B-Active Unidade Jardins:Rua Salto, 70 / Tel. 11 3051-6769 / Horário de Funcionamento segunda a sexta, das 6h às 20h / jardins@bactive.com.br

 


Autor: Imprensa
Fonte: Lívia Clozel Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581