.
 
 
Inscrição para prova de título de ortopedista poderá ser feita até 30/09
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/09/2014

Inscrição para prova de título de ortopedista poderá ser feita até 30/09

Prova de título da SBOT, considerada uma das mais completas do Brasil, será realizada entre 8 a 10 de janeiro

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia receberá inscrições de médicos candidatos à prova para obtenção do título de ortopedista de 1º a 30 de setembro. A SBOT espera um número recorde de inscritos devido à maior procura dos médicos pela especialidade, do aumento do numero de vagas de Residência Médica e de Especialização e do maior número de residentes de servidos credenciados apenas pelo MEC e que querem fazer parte da entidade como Membro Titular.

“Nos anos recentes as inscrições foram num crescendo”, explica o presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT, o ortopedista Osvaldo Guilherme Pires, com o aumento do número de residentes. Em 2012 foram 570 os inscritos, que chegaram a 610 no ano passado e atingiram a 726 na prova de 2014. A expectativa e que cheguemos próximos dos 800 candidatos no TEOT 2015.

A prova de título da SBOT, considerada como uma das mais completas do Brasil, serve de modelo para inúmeras especialidades e será realizada entre 8 a 10 de janeiro no The Royal Palm Plaza, em Campinas e movimentará 450 examinadores e 150 observadores.

Cada candidato se submeterá à prova teórica (08/01/2015), à prova prática, onde é incluído a prova oral, exame físico e de habilidades. "Neste ano foi acrescido mais um módulo, a ‘prova de atitude’, durante a qual o candidato mostrará se está preparado para abordar um paciente, que perguntas fazer e como levantar as informações necessárias para o diagnóstico", esclarece Osvaldo Guilherme Pires. Estas provas ocorreram nos dias 09 e 10 de janeiro.

Tradicionalmente o Exército Brasileiro coloca um grupo de recrutas à disposição da SBOT, para que façam o papel de pacientes no exame físico. O examinador pede que o candidato faça um atendimento supondo que o soldado apresente determinada patologia, do joelho, do ombro ou do quadril, por exemplo. A prova de habilidade consta de 5 situações onde os candidatos têm de fazer procedimentos cirúrgicos em modelos ósseos e de partes moles. Na prova oral o candidato e arguido sobre 20 situações clínicas divididas em módulos de 10 situações. Os candidatos precisam ainda apresentar um trabalho científico por escrito e comprovar que concluíram a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia em serviços reconhecidos pelo MEC ou pela SBOT.

O presidente da SBOT, Arnaldo Hernandez, explica que uma das preocupações da entidade é com a má distribuição dos ortopedistas no País. "Enquanto o Centro-Sul está adequadamente atendido, levando em conta o número de especialistas, registra-se carência no Norte e no Nordeste", lembra.

Arnaldo Hernandez exemplifica com o caso de Roraima, que conta apenas com 8 ortopedistas, enquanto o Amapá tem 11, o Acre 13, Maranhão, 40 e Rio Grande do Norte, 69. São Paulo lidera com 3.049 ortopedistas titulados, Rio de Janeiro conta com 870 e Minas Gerais com 847.

A má distribuição geográfica ganha importância à medida que cresce o número de acidentes, de motocicleta, principalmente, que exigem a intervenção do ortopedista. Também influencia o aumento da expectativa de vida do brasileiro, fazendo com que parte crescente da população chegue à idade em que doenças degenerativas como a osteoporose podem levar a fraturas, casos que precisam ser atendidos por ortopedistas.

Para melhorar a capacitação dos futuros ortopedistas e também para que a formação de todos seja padronizada, com a mesma grade curricular e carga horária, a SBOT orienta, fiscaliza e credencia as 153 Residências Médicas que preparam os candidatos à titulação.

As informações sobre as inscrições podem ser conseguidas com a Comissão de Ensino e Trienalmente, pelos telefones (11) 2137-5400 ou pelo e-mail cet@sbot.org.br.


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581