.
 
 
Mitos e verdades sobre o sono
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/09/2014

Mitos e verdades sobre o sono

Dormir pouco pode acarretar doenças e diversos problemas

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. O sono é uma fase tão importante quanto o estado de vigília (estar desperto). Dormir pouco pode acarretar doenças e diversos problemas.

Para esclarecer algumas dúvidas frequentes a respeito do repouso, o Dr. Geraldo Rizzo, neurologista especialista em Medicina do Sono da Associação Brasileira do Sono comentou alguns mitos e verdades acerca do assunto:

1)Tomar banho quente ou ler atraem o sono - Verdade

A leitura, se feita em horários de maior pressão do sono (após o almoço e a noite), é uma atividade monótona e passiva, que favorece a sonolência. O banho não muito quente relaxa e também contribui antes de dormir.

2) Com a idade, as pessoas dormem menos - Mito

As pessoas ao longo dos anos não dormem menos, dormem pior. O sono dos idosos é mais fragmentado e menos profundo. As fases do sono se tornam mais curtas, fazendo com que o indivíduo não só acorde mais durante a noite como também fracione o descanso. Na terceira idade também é natural uma redução do sono noturno e um aumento da necessidade de dormir no período da tarde.

3) Em dias chuvosos e frios temos mais sono - Verdade

A quantidade de luz influencia na produção do hormônio do sono, a melatonina. Em dias chuvosos, ficamos mais sonolentos pela baixa quantidade de luz. O frio é outro fator que tem influência nesse processo. Dormimos quando nossa temperatura cai, por isso é mais fácil dormir no inverno do que no verão.

4) Cochilar de dia prejudica o sono da noite - Mito

Cochilos de menos de uma hora depois do almoço ou à tarde são o suficiente para descansar sem atrapalhar o sono noturno. Para pessoas insones, os cochilos podem piorar a situação noturna.

5) Quem dorme pouco, engorda - Verdade

Durante o sono, produzimos dois hormônios: leptina e grelina. A privação de sono reduz a liberação de leptina, hormônio da saciedade, e libera mais grelina, hormônio da fome.

6) O sono pode ser recuperado no final de semana - Mito

Digamos que você pega um empréstimo no banco. Quanto mais tempo você demorar pra pagar, mais juros serão cobrados. Com o sono é a mesma coisa. Se você não dormiu durante a noite, o ideal é pagar o quanto antes essas horas. O que foi perdido deve ser recuperado no máximo em 24 horas e, mesmo assim, não será 100% reparador. O sono não é cumulativo. Portanto, dormir bastante nos finais de semana não minimiza os prejuízos causados pelas noites mal dormidas.


Autor: Felipe Martini
Fonte: Diário Catarinense
Autor da Foto: Jonas Ramos

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581