.
 
 
Prevenção de mortalidade por doenças cardiovasculares vai levar o Museu do Coração a Brasília
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/09/2014

Prevenção de mortalidade por doenças cardiovasculares vai levar o Museu do Coração a Brasília

Museu vai funcionar nos dias em que Brasília estará abrigando o 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Os estudantes que visitarem o Museu do Coração no auditório Ulysses Guimarães, em Brasília, do dia 26 ao 28, poderão montar um prato de comida virtual. Eles colocarão porções de alimento, também através da informática, como se fosse num tablet gigante, sendo informados no final se optaram por uma alimentação saudável e que não representa risco para seu coração.

O Museu é um esforço concentrado da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC - com o objetivo de prevenir as doenças cardiovasculares, ajudando a reduzir a alta incidência de infartos e AVC que, a cada ano, roubam a vida de 350 mil brasileiros.

“Nossa pretensão é educar a juventude a evitar os riscos cardíacos, porque um coração saudável começa a ser construído ainda na infância”, diz o diretor da SBC, Emílio Cesar Zilli, que é também o responsável pelo Museu. Ele explica que o coração saudável pressupõe evitar o sedentarismo, a obesidade, o alto nível de colesterol, o risco de diabetes, o tabaco e a hipertensão. O projeto teve o apoio da museóloga Auta Rojas Barreto, que tem larga experiência em exposições interativas e em especial no campo da Medicina.

Agendamento mais de um mês antes

A museóloga acredita que a nova edição do Museu do Coração vai ter mais público que as versões anteriores, de Curitiba e Salvador. A poucas semanas da inauguração da mostra, a SBC já recebeu pedidos de agendamento de escolas de Brasília e cidades satélite que pretendem levar seus alunos à exposição.

“Este ano o Museu está mais interativo”, explica Zilli, que apresentará o menor e o maior coração do mundo, do beija-flor e da baleia. A exposição ainda mostrará como um jovem que nasceu no século XX e que cuida bem de seu coração poderá esperar viver até o início do século XXII. Incluirá também um panorama da Cardiologia mundial e como os países mais adiantados estão conseguindo baixar o número de infartos e AVCs, algo que no Brasil começou apenas recentemente e só no Centro-Sul e no Sudeste.

O Museu vai incluir informações históricas sobre a Cardiologia no Brasil, mostrando que é uma das mais avançadas do mundo e prestará uma homenagem aos pioneiros da Cardiologia em Brasília.

Preponderância da interatividade

Como o Museu vai funcionar nos dias em que Brasília estará abrigando o 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia e no mesmo local em que a maior feira de fitness e vida saudável se realiza, a SBC acredita que terá um número recorde de visitantes.

Para atrair o grande público, foi feito muito investimento em meios digitais e interatividade, que atingem mais facilmente o público jovem a que se destina a exposição.

Serviço:

69º Congresso Brasileiro de Cardiologia
Local: CICB - Centro Internacional de Convenções do Brasil
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul - Trecho 02 Conj.63, Lote 50
Datas: 26 a 29 de setembro de 2014
Informações: http://congresso.cardiol.br/69.


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581