.
 
 
Uso de um check-list aumenta a segurança no Centro Cirúrgico
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/10/2014

Uso de um check-list aumenta a segurança no Centro Cirúrgico

65,3% dos ortopedistas brasileiros não conhecem o protocolo de Cirurgia Segura da OMS

Um simpósio internacional com o tema Cirurgia Segura – Considere o Risco será realizado durante o 46º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – 46 CBOT, no dia 20 de novembro, no Centro de Convenções Sulamérica. O objetivo é conscientizar os ortopedistas do risco associado a atividade cirúrgica. Segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 234 milhões de pacientes operados a cada ano no mundo, sete milhões apresentam danos decorrentes de erros durante o processo cirúrgico.

“No Brasil, a ocorrência de eventos adversos em cirurgias que envolvem trauma ortopédico chega a 1%”, explica a coordenadora do Simpósio, Germana Lyra Bahr, responsável pelo Planejamento Estratégico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Corroborando para este fato, foi evidenciado em pesquisa realizada pela SBOT , publicada na RBO - Revista Brasileira de Ortopedia, em 2013, que 65,3% dos ortopedistas brasileiros não conhecem o protocolo de Cirurgia Segura da OMS, a ferramenta mais importante para a prevenção de erros.

“Este protocolo corresponde a um check-list, similar ao que os pilotos realizam obrigatoriamente antes da decolagem”, diz. Antes de iniciar a operação o responsável pela condução do protocolo deve fazer uma checagem, certificando-se por exemplo, da identidade do paciente, do local a ser operado e da disponibilidade de bolsas de sangue e de leitos de UTI, caso sejam necessários. Neste momento também é feita a conferência de exames e de materiais necessários, identificando se eles correspondem efetivamente ao paciente que será operado.

A finalidade deste check-list é criar barreiras de segurança para diminuir a probabilidade de erros. Assim como na aviação civil, com o uso de check-list é necessário que várias falhas ocorram em sequência, para que um acidente ocorra.

Inspiração na campanha do Metrô

Alguns dos maiores especialistas do mundo, com interesse especial em segurança participarão deste Simpósio, cujo slogan Considere o risco foi inspirado na campanha do Metrô de Londres que após evidenciar os inúmeros acidentes nas plataformas, criou a frase Mind the gap para evitar que as pessoas prendessem os pés no vão entre as plataformas e as portas dos vagões.

“Não é nada fácil mudar a cultura existente no ambiente cirúrgico”, reconhece Germana, principalmente pela falta de informação, apesar do Brasil ter aderido à campanha Cirurgias Seguras Salvam Vidas da OMS em 2009 e do Ministério da Saúde ter divulgado amplamente o protocolo. E o risco maior é maior ainda nos hospitais que atendem emergências, com grande fluxo de pacientes, onde uma operação iniciada às pressas sem os devidos cuidados, pode levar o médico até mesmo a confundir a bilateralidade, operando o joelho ou o braço errado, como já foi relatado.

Os conferencistas americanos, europeus e brasileiros que falarão durante o Simpósio vão ressaltar que o risco de erro existe, independente da capacidade técnica do cirurgião e que aumenta com o nível de complexidade das operações. Vão enfatizar também a necessidade de informar claramente ao paciente dados sobre sua operação: os riscos, o prognóstico e o resultado esperado, inclusive como forma de proteção legal.

Os conferencistas do Simpósio serão: Cyril Mauffrey, que falará sobre o protocolo universal de segurança; Mario Scarlat, cujo tema será a necessidade de integração entre os vários setores e serviços envolvidos com segurança; Hans Christoph Pape, que vai discorrer sobre a perspectiva europeia no que se refere a segurança; Matthew Abdel que ressaltará o que deve e o que não deve ser feito antes das cirurgias; e a própria Germana Bahr, que espera que iniciativas como a do Simpósio possam incentivar a consolidação de culturas de segurança no ambiente cirúrgico, com benefícios não apenas para os pacientes, como também para os cirurgiões e para as próprias instituições de saúde.

Serviço:

46º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia
Local: Centro de Convenções Sulamérica
End.: Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova (Centro) Rio de Janeiro/RJ
Datas: 19 a 22 de novembro de 2014
Informações: cbotsicot2014.com.br.


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581