.
 
 
Cuidando dos prematuros
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/11/2014

Cuidando dos prematuros

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade

Nascimentos de prematuros – bebês com menos de 37 semanas de gestação – são cada vez mais comuns. No mundo todo, um em cada dez bebês nasce prematuro. Graças aos avanços da Medicina, hoje essas crianças conseguem sobreviver. No entanto, mesmo após a alta, o bebê necessita de acompanhamento adequado. Por isso que no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade, como forma de conscientizar para a prevenção do parto prematuro e para o tratamento adequado, sobretudo humanizado. “As sequelas da prematuridade podem ser muitas, por isso são necessários estímulos e intervenções para minimizá-las. Quanto menor a idade gestacional, maior o risco de atraso no neurodesenvolvimento e de problemas no crescimento. Para garantir qualidade de vida e não apenas sobrevida, precisamos de uma parceria das famílias e da organização de ambulatórios interdisciplinares que possam acompanhar adequadamente essas crianças”, alerta Rita de Cássia Silveira, chefe da Unidade de Ambulatório de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

À medida que essas crianças crescem, elas têm maior risco para problemas de aprendizagem e comportamentais, paralisia cerebral, deficiências sensoriais e motoras, infecções respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares ou diabetes, em comparação com bebês nascidos a termo. O dia 17 de novembro foi definido em 2008 e a cor utilizada nas campanhas é o roxo.

Clínicas promove evento sobre prematuros

Abordar os aspectos do nascimento e seguimento pós-alta dos bebês prematuros e gravemente doentes será o objetivo do IV Encontro Internacional de Neonatologia e II Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro, que acontecem de 9 a 11 de abril de 2015. Promovidos pelo Ambulatório de Seguimento de Prematuros do HCPA, os eventos serão realizados no Centro de Eventos Plaza São Rafael.

Entre os convidados estão cinco palestrantes internacionais que vêm pela primeira vez ao Brasil. “O intuito do encontro é dar condições para que as equipes de saúde façam o melhor acompanhamento dos prematuros e passem segurança para os familiares. O simpósio vai abordar questões mais práticas, enquanto que o encontro terá mais palestras, abordando doenças graves no período neonatal, nutrição e desempenho dessas crianças”, explica Rita.

Em novembro abriram as inscrições para envio de artigos com temas livres para apresentação. As inscrições para ouvintes já estão abertas no site www.fundacaomedicars.org.br. Mais informações no site www.encontrodeneonatologia.com.br ou pelo fone (51) 3332.6840.


Autor: Redação
Fonte: HCPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581