.
 
 
Lábio leporino tem solução gratuita
 
TV SIS Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/08/2009

Lábio leporino tem solução gratuita

Seis mil crianças nascem ao ano com fissura labiopalatina no Brasil

Popularmente conhecida como lábio leporino, a fissura labiopalatal é uma abertura na região do lábio e/ou palato do recém-nascido ocasionada pelo não fechamento destas estruturas na fase embrionária, isto é, entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

Uso de álcool ou cigarros, a realização de raios X na região abdominal, a ingestão de medicamentos durante o primeiro trimestre gestacional, deficiência nutricional, além da hereditariedade podem fazer com que a criança nasça com o lábio leporino. Ou seja, dependendo dos casos, essa deformidade poderia ser evitada.

 

A boa notícia é que existe solução. Com uma cirurgia a partir dos três meses da criança, os lábios podem ser corrigidos.

Fundada em 1982, a Operação Sorriso é uma organização médica internacional formada por voluntários dedicados a melhorar a vida e a saúde de crianças e jovens ao redor do mundo. Desde sua fundação, já tratou mais de 130 mil crianças nascidas com fissuras lábio palatais e outras deformidades faciais.

Para falar mais sobre o assunto, Ana Maria recebeu a jovem Elaine da Silva, de 12 anos, que fez a cirurgia. “Realizei o meu sonho”, disse ela.

Ana conversou também com o médico que fez a cirurgia na menina, Nivaldo Alonso. Ele é diretor da Operação Sorriso que aconteceu no Rio de Janeiro. Na época, mais de 120 cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina foram realizadas. O próximo local será Fortaleza, onde a triagem vai ser feita entre os dias primeiro e oito de setembro, na semana que vem.

Confira: www.operacaosorriso.org.br.


Autor: Programa Mais Você
Fonte: G1

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602