.
 
 
Como as férias podem ajudá-lo a garantir um 2015 mais saudável
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/01/2015

Como as férias podem ajudá-lo a garantir um 2015 mais saudável

O período de descanso pode ser aliado ou inimigo daquelas resoluções de ano-novo

O ano virou. Você comeu lentilha, pulou sete ondas no mar, tomou espumante. Os rituais para atrair bons ventos foram bem executados mas, até o momento, nenhum sinal das tão desejadas mudanças? Se você está de férias nestes meses que inauguram 2015, aproveite o precioso tempo a favor de si próprio e das transformações que quer alcançar.

Adotar hábitos mais saudáveis, melhorar a dieta e realizar exercícios físicos são resoluções comuns no Ano-Novo. O problema é que, muitas vezes, as pessoas traçam objetivos amplos ou genéricos demais e não pensam em como irão chegar até eles. Estudos apontam que, quanto mais detalhada for a maneira como colocamos no papel nossa intenção, mais fácil será atingi-la. Dessa forma, podem-se traçar estratégias para lidar com as possíveis dificuldades, antecipando soluções.

"Identificar comportamentos específicos, decidir quando realizá-los e depois insistir em repeti-los costuma ser bastante eficaz", afirma a psicóloga e pesquisadora Phillippa Lally, da University College London, em um artigo sobre o tema publicado na revista Scientific American.

A pesquisa coordenada por Phillippa mostrou que estabelecer um novo hábito pode levar entre 18 e 254 dias, dependendo do grau de comprometimento e motivação, além de fatores externos e dificuldades. A pesquisadora exemplifica com a nutrição: se o objetivo é ter uma dieta mais saudável, deve-se definir momentos para comer frutas e verduras, as porções em que serão consumidas e até mesmo a ocasião de sua compra, do preparo e do transporte. Segundo ela, são detalhes que fazem toda a diferença.

Manter as mudanças também é um desafio

Acostumado a ver os alunos chegarem cheios de gás no começo do ano, o professor de educação física e treinador Márcio de Avila Palermo diz que o principal desafio de quem começa a se exercitar nesse período do ano é manter a motivação nos meses seguintes. Nesta época, explica o professor, a empolgação dos alunos é tanta que, em vez de incentivar, o papel do técnico acaba sendo o de segurar o atleta, a fim de evitar lesões e frustrações posteriores. Como estratégias para ajudar os corredores do grupo, Palermo lança convites para provas no verão e estimula-os a alcançarem trajetos de distâncias maiores.

— A gente estabelece novas metas para não perder o senso de desafio. Eles precisam se dedicar, não baixando demais a guarda no período de descanso. Treinamos como equipe, pois o comprometimento com o outro ajuda a fidelizar.


Autor: Lara Ely
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Diego Vara

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581