.
 
 
Gestão é apontada como fundamental para segurança do paciente
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/01/2015

Gestão é apontada como fundamental para segurança do paciente

Este e outros temas estão na 8ª edição da Revista Acreditação

“Os hospitais brasileiros, além da questão de segurança, precisam se movimentar em duas pernas: a primeira é ter recursos financeiros suficientes; somos subfinanciados na área de saúde quando nos comparamos até com países da América Latina... A segunda é a questão da gestão. A gestão não pode continuar do jeito que ela é. Hoje é amadora.” A declaração é do médico Walter Vieira Mendes Júnior, professor da Escola Nacional de saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro do comitê de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e faz parte da entrevista concedida, com exclusividade, à Revista Acreditação (ACRED), onde fala sobre a importância da gestão para a segurança do paciente.

Na 8ª edição da publicação científica eletrônica do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Walter Mendes diz ainda que a preocupação com a segurança do paciente começou em 1999, com a divulgação do relatório Errar é Humano, do Institute of Medicine (IOM). “Este relatório motivou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a definir programas, criar propostas, elaborar políticas na área de segurança e ampliá-las”, comenta. Mendes credita o fato de, ainda hoje, haver falhas de segurança a medicina ser mais complexa, efetiva e perigosa. No entanto, o avanço ocorrido nas áreas tecnológica e do conhecimento, não se propagou na área de gestão. “O problema é que continuamos a tratar a gestão da área de saúde da mesma forma que antes”, considera. Para ele, o atraso na gestão é um dos motivos para ainda ocorrer eventos adversos, mesmo em países de primeiro mundo.

No Brasil, apesar da criação de alguns projetos e programas, como o Proadess e o ProQualis, que consideram a segurança um atributo da qualidade no cuidado em saúde, ainda é baixa a atenção à segurança do paciente. Walter Mendes é da opinião de que o PNSP, instituído ano passado pelo Ministério da Saúde, é fundamental para a qualificação do cuidado em saúde em todos os hospitais brasileiros. “O PNSP compreende, entre outras coisas, os protocolos definidos pela OMS como obrigatório no mundo todo. São eles: cirurgia segura, terapia medicamentosa segura, prevenção de quedas, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente e higienização das mãos. São os protocolos que estão em voga na OMS e estão aqui no programa do Ministério da Saúde”, salienta.

Apesar das iniciativas, Walter Mendes afirma que a questão da segurança na saúde, no Brasil, ainda tem muito a melhorar tanto no que diz respeito à adoção de protocolos para uma prática assistencial segura, quanto no envolvimento do paciente em seu cuidado e em sua segurança, como também em pesquisas com essa temática. Ele revela ainda que o Comitê Nacional de Segurança do Paciente, do qual faz parte, tem feito articulações com professores universitários buscando introduzir questões relativas à segurança do paciente nos currículos dos cursos das áreas de saúde. “A OMS já tem um guia metodológico de mudança multidisciplinar de currículo, que é uma aspiração melhor. Como fundamentalmente a segurança do paciente depende de uma equipe de saúde, deveriam ter momentos em que reuníssemos estudantes de farmácia, enfermagem, medicina, nutrição, odontologia para discutir situações reais e/ou simuladas para que esses alunos pudessem refletir um pouco mais sobre esses assuntos, em conjunto, como uma equipe multidisciplinar assistencial. Isso é muito importante para que se possa alcançar outra cultura de segurança do paciente”, defende.

Para ler a entrevista completa de Walter Mendes e ter acesso a 9 artigos e 2 teses e monografias publicadas na 8ª edição da Revista ACRED, acesse www.cbacred.org.br/ojs/.


Autor: Cristina Miguez
Fonte: SB

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581