.
 
 
Municípios têm até esta quarta-feira (28) para solicitar profissionais
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/01/2015

Municípios têm até esta quarta-feira (28) para solicitar profissionais

Nesta nova edição, 1.500 prefeituras poderão solicitar profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde

Termina nesta quarta-feira (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita no site do programa.

Estão aptas a aderir ao programa as prefeituras que receberam médicos do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social.

Neste momento, o programa vai priorizar as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.

O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

“Nós temos que lidar com a dimensão do nosso sistema nacional de saúde. É uma responsabilidade imensa do Ministério da Saúde, das secretarias e dos municípios, garantir acesso qualificado à atenção básica de quem depende do SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% das cidades brasileiras e os 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.

No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento(UPAs).

Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil(79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPASs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas.


Autor: Redação, com informações do Ministério da Saúde e da Agência Brasil
Fonte: Portal Brasil
Autor da Foto: Reprodução Google

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581