.
 
 
Hipertensão: fique de olho na dieta
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/10/2010

Hipertensão: fique de olho na dieta

A pressão alta é uma doença muito comum e um dos principais fatores de risco para o entupimento das artérias do coração

A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença muito comum e um dos principais fatores de risco para doença coronária (entupimento das artérias do coração). O controle da pressão arterial constitui um dos mecanismos mais eficazes da redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e derrame.

O tratamento da hipertensão arterial é feito através do uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida, especialmente dos hábitos alimentares. O excesso de sal (sódio), por exemplo, aumenta o volume de sangue circulante e a constricção das artérias, que, por conseqüência, leva à elevação da pressão arterial.

Perigos comprovados

A correlação entre aumento da ingestão de sal e da pressão arterial já foi comprovada em diversos estudos. Em populações onde o consumo de sal é maior, como no norte do Japão, nota-se que há uma alta freqüência de hipertensos. Por outro lado, entre os índios Yanomanis, que praticamente não ingerem sal, inexiste a hipertensão. O ideal é manter o consumo de sal em torno de 4 a 6 g/dia.

A obesidade é outro fator de risco para a hipertensão. Prova disso, é que cerca de 60% dos hipertensos têm peso acima do ideal e, nas pessoas com peso 20% acima do ideal, a hipertensão arterial é duas vezes mais comum. Nesses casos, recomenda-se a baixa ingestão calórica, que aumenta a perda de sal pela urina e diminui o peso, resultando na queda da pressão arterial. Por isso, a perda de peso constitui uma das principais medidas no tratamento da hipertensão.

O consumo exagerado de álcool também está correlacionado com o aumento agudo e crônico da pressão arterial. Os hipertensos devem evitar as bebidas alcoólicas e seguir rigorosamente a recomendação médica.

Potássio

Estudos recentes mostram que a ingestão de potássio pode contribuir para queda na pressão arterial. Por isso, deve-se ingerir 2g/dia de potássio através de uma dieta rica em potássio. Este procedimento sempre deve ser orientado pelo médico, visto que existem hipertensos, diabéticos ou não, com problemas renais, cuja ingesta de potássio precisa ser cuidadosamente observada. Por outro lado, hipertensos que usam diuréticos também podem estar usando suplementação artificial de potássio (através de remédios).

Confira os alimentos que contêm potássio

 


Autor: Imprensa
Fonte: MedCenter MedScape

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581