.
 
 
Programa de Residência Médica
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/03/2015

Programa de Residência Médica

Relacionamento entre médico e paciente é tema de aula inaugural no Hospital Mãe de Deus

Alinhada a um de seus princípios e valores, de viabilizar o ensino e pesquisa, o Hospital Mãe de Deus desenvolve há mais de 15 anos seus programas de Residência Médica. A iniciativa visa formar profissionais nas especialidades médicas e propiciar conhecimento e inovação no campo da saúde. E para marcar o início das atividades deste ano, a Instituição realizou na última terça-feira (3/3) a aula inaugural “A Medicina: Harmonia do saber técnico e da relação com o paciente”.

A palestra foi ministrada pelo professor uruguaio Humberto Casarotti, especialista em psiquiatria forense e epilepsia. Psiquiatra e neurologista, ele destacou que a medicina não deve ser pensada apenas do ponto de vista tecnológico, mas também humanista, já que a relação é a essência destes profissionais. “É preciso entender a problemática do paciente, como um ser único, integrado de corpo e mente”. Professor Casarotti se destacou na América Latina a partir da tradução para o espanhol da obra psiquiátrica de Henri Ey (Montevidéu, Uruguai).

A temática da palestra escolhida para este ano visou alinhar os valores que regem o Hospital Mãe de Deus, onde a medicina deve ser trabalhada de forma integrada alinhando fatores técnicos e humanistas, e também para apresentar o novo programa que está sendo iniciado neste ano, Psiquiatria e Medicina Intensiva.

Para o diretor de Desenvolvimento e Inovação do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Dr. Fábio Gastal, a aula inaugural exerceu um importante papel de integração entre instituição e as equipes. “Discutir a temática ajudou a reforçar o que desejamos de nossos profissionais e também para marcar o novo cenário da residência médica do Hospital Mãe de Deus, no qual os programas passaram a ser reconhecidos pelo Ministério da Educação e contam com bolsas do Ministério da Saúde”, conclui.

A aula inaugural ocorreu no Auditório do Hospital Mãe de Deus, integrando residentes do programa, professores e diretores. Atualmente, a instituição gaúcha conta com 35 profissionais em formação e sete programas de residência, entre eles Cancerologia Clinica, Clinica Médica, Neurologia, Cardiologia, Radiologia, Psiquiatria e Terapia Intensiva. A Radiologia é a especialização mais antiga de todas, realizada pelo HMD desde ano de 2000. Para 2016, a instituição tem aprovado pelo Ministério da Educação o programa de Medicina de Família e Comunidade.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581