.
 
 
Casos de coqueluche aumentaram de forma preocupante no Brasil
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/03/2015

Casos de coqueluche aumentaram de forma preocupante no Brasil

Manter a carteira de vacinação em dia é a principal forma de prevenção

Segundo dados do Ministério da Saúde, em um período de quatro anos, o Brasil registrou um aumento significativo nos casos da coqueluche. No ano de 2010, o número de pessoas afetadas pela doença foi de 605. Já em 2013, aumentou para 6.368 - ou seja, dez vezes mais. As mortes decorrentes da coqueluche passaram de 18 para 109 nesse mesmo período. No Paraná, a incidência da doença acompanhou a média nacional. Em 2010, foram registrados 17 casos enquanto que em 2014 o número saltou para 506.

Para a infectologista do Hospital VITA, Marta Fragoso, o aumento dos casos de coqueluche está sendo motivado pela falta de reforço na vacinação. A doença é contagiosa e afeta principalmente crianças menores de um ano (por elas não terem o esquema de vacinação completo). "É necessário vacinar aos 2, 4 e 6 meses. O reforço deve acontecer aos 15 meses e, para que se complete a imunização, a última dose deve ocorrer entre 4 e 6 anos", afirma a médica.

A coqueluche é uma doença respiratória com alto grau de transmissão causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. Segundo a especialista, as bactérias comprometem a garganta, que dão origem as crises intensas de tosses. "Nas crianças e idosos, o problema pode causar complicações neurológicas, pulmonares, hemorrágicas e desidratação", completa. A transmissão ocorre através do contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou falar.

De acordo com a médica, a melhor forma de prevenir a coqueluche é vacinando. "Com a carteira de vacinação em dia, tanto de crianças quanto de adultos, podemos diminuir esse índice", alerta. O ideal, segundo a especialista, é imunizar quem já teve a doença e tomou todas as doses após dez anos.


Autor: Redação
Fonte: Central Press
Autor da Foto: Rafael Danielewicz

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581