.
 
 
Campanha mundial "Sorria pela vida" será comemorada no Brasil
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/03/2015

Campanha mundial "Sorria pela vida" será comemorada no Brasil

30 mil brasileiros sofrem algum tipo de fratura no crânio e ossos do rosto todos os anos em acidentes de trânsito e as principais vítimas são os motociclistas

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial integra as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde Oral, em 20 de março, que tem como tema "Sorria para a vida" (Smile for life). Cerca de 30 mil brasileiros sofrem algum tipo de fratura no crânio e ossos do rosto anualmente, segundo a entidade brasileira que reúne cirurgiões dentista em todo o país.

Em 2014, foram realizadas 200.976 internações de vítimas de acidentes no trânsito financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo de aproximadamente R$ 270 milhões. A região Sudeste concentra quase metade das internações (40,5%). A cada 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados, em decorrência de acidentes no trânsito. As maiores taxas são entre os motociclistas (36,4 por 100 mil) e pedestres (20,5 por 100 mil). Os homens representaram 77,61% das vítimas (155.984), enquanto as mulheres são 22,9%. A maioria das pessoas internadas tinha entre 15 e 59 anos.

O presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, José Nazareno Gil, destaca a importância da prevenção e, principalmente, de quem está no trânsito de dirigir com cautela, usar equipamentos de segurança e respeito às leis. "No Brasil é proibido beber antes de dirigir, mas o álcool é responsável por 30% dos acidentes. Metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas", lembra o especialista.

Segundo dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, o uso adequado do capacete diminui em 72% o risco e a gravidade de lesões, reduz a probabilidade de mortes em até 39% e os custos com tratamento associado a colisão. No Brasil, cerca de 14 mil motociclistas morrem todos os anos em acidentes no trânsito e 500 mil pessoas sofrem ferimentos, muitos deles na face. "Cair de um moto a 72 km por hora corresponde à queda do sexto andar de um prédio", informa o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Gabriel Pastore.

A campanha da World Dental Federation ainda prevê uma série de ações pelo mundo inteiro para alertar e sensibilizar a população para a importância de uma boa higiene bucal e hábitos que contribuam para a saúde oral. "O face é a identidade de qualquer pessoa e é preciso se cuidar, evitando os traumas e fazendo a higiene adequada dos dentes", conclui José Nazareno.

Sobre a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é uma Especialidade da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias, congênitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.


Autor: Redação
Fonte: DOC

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581