.
 
 
Associação de pacientes quer identificar 400 mil brasileiros com colesterol elevado ao extremo
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/03/2015

Associação de pacientes quer identificar 400 mil brasileiros com colesterol elevado ao extremo

Próxima ação vai ocorrer no shopping Frei Caneca, em São Paulo, com dosagem de colesterol e distribuição de informativos, na próxima segunda, dia 23

Estima-se que cerca de 400 mil brasileiros correm risco de ter infarto ou um AVC precoce devido a altas taxas de colesterol. Eles têm Hipercolesterolemia Familiar, uma doença ainda pouco conhecida. Como a imensa maioria não sabe que tem essa condição, a Associação de Pacientes com Hipercolesterolemia Familiar - AHF – realiza uma série de ações pelo país para conscientizar e medir o colesterol das pessoas para identificar aqueles que possuem a doença.

Durante as ações, serão feitas distribuição de folders informativos sobre a Hipercolesterolemia Familiar, além de orientações e dosagem de colesterol. Recentemente, o site da AHF (www.ahfcolesterol.org) foi lançado para que as pessoas, que já tem a doença diagnosticada, possam se inscrever para receber informações e participar de encontros.

No site estão informações sobre o que é a Hipercolesterolemia Familiar, como é feito o diagnóstico e o tratamento, além de dicas de vida saudável e depoimentos de pacientes. “Criamos um espaço virtual de integração”, explica o presidente da AHF, André Luis Pereira, que teve um infarto aos 28 anos e então descobriu que tinha a doença.

A AHF ainda disponibiliza informações técnicas para os médicos, como a I Diretriz Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Muitos especialistas ainda imaginam que condições genéticas atuando sobre o colesterol são raras, mas estudos recentes mostram que uma em quinhentas pessoas são vítimas desse problema. O médico deve desconfiar quando atende um caso de infarto precoce, alguém com menos de 40 anos, ou quando um paciente conta que parentes próximos tiveram problemas cardíacos e o exame mostra índices elevados de colesterol total acima dos 310mg/dL, em adultos ou 230mg/dL em crianças”, orienta a cardiologista Tânia Martinez, uma das pioneiras a se dedicar ao estudo da Hipercolesterolemia Familiar no Brasil.

Nesses casos a recomendação é que se faça a dosagem do colesterol em toda a família. Quando há o fator genético, o exame mostra que entre 10 parentes, cerca da metade vai apresentar o problema. “Nessas pessoas, o colesterol em excesso é produzido pelo fígado e mesmo uma dieta rigorosa não conseguirá reduzir”. Para tirar essas pessoas da faixa de risco, é necessário usar medicação, principalmente estatinas, que administradas corretamente reduzem o nível do colesterol, diminuem o risco cardiovascular e os pacientes passam a ter uma expectativa de vida condizente com a do restante da população.

Serviço:

Ações: Medição de colesterol, distribuição de folders e orientações
Local: Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 703 - piso Riachuelo - Consolação - São Paulo - SP
Data: 23/03/2015
Horário: das 10hs às 22hs
Apoio: Mexglobal Group, que cederá as fitas para o exame de colesterol


Autor: Vanessa Brauer
Fonte: Vanessa Brauer

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581