.
 
 
Cursos gratuitos para leigos aprenderem as técnicas de ressuscitação cardiovascular
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/03/2015

Cursos gratuitos para leigos aprenderem as técnicas de ressuscitação cardiovascular

Sociedade Brasileira de Cardiologia acaba de abrir inscrições para as primeiras capacitações gratuitas de treinamento

A Sociedade Brasileira de Cardiologia acaba de abrir as inscrições para os primeiros cursos gratuitos de treinamento para atender a emergências cardiovasculares, isto é, casos de parada cardiorrespiratória, infarto, derrame ou obstrução das vias respiratórias (engasgo).

Os cursos já marcados são três a serem realizados em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. A novidade é que o programa, chamado TECA L, é voltado especificamente para o leigo, para capacitar o cidadão comum, que não é médico nem enfermeiro, a identificar o que aconteceu quando uma pessoa cai de repente com o chamado ‘ataque’. Com o curso, qualquer pessoa será capaz de tomar as medidas necessárias para manter a respiração e o coração batendo, até a chegada do socorro profissional.

O professor Antonio Carlos Carvalho, que participou do desenvolvimento do programa e é o diretor do Comitê de Emergências Cardiovasculares da SBC, lembra que a população brasileira ainda não está conscientizada de que as doenças do coração são líderes como causa de morte no Brasil. Enquanto outros países tem milhões de leigos treinados nas técnicas de ressuscitação cardiovascular, há tão pouca gente habilitada no País, que a Sociedade Brasileira de Cardiologia resolveu desenvolver o curso e treinar a população.

“O treinamento efetivamente salva vidas”, garante o professor Carvalho. Ele lembra da cidade norte-americana de Seattle, que tem um leigo treinado em cada quarteirão, pois a maioria das paradas cardiorrespiratórias ocorrem em casa, no trabalho ou mesmo na rua, num Shopping ou estação de Metrô. “Seattle tem tanto orgulho de seu sistema, que nos postes há cartazes dizendo que aquela é a melhor cidade para se ter um infarto, já que o atendimento é imediato e eficiente”.

A cada ano 350 mil mortes por causas cardiovasculares no Brasil e o atendimento a uma parada cardíaca tem que ser rápido. “A cada minuto, a pessoa perde 10% de chance de sobreviver. Depois de 10 minutos, a situação é praticamente irreversível, se nada for feito”, alerta o o diretor do Comitê de Emergências Cardiovasculares da SBC.

A programação


Os cursos duram um dia, as turmas são de 28 alunos e a SBC fornece todo o material, inclusive manequins especiais para que os alunos treinem a massagem cardíaca. Em São Paulo as datas são 1º de abril, 12 de junho e 27 de novembro. No Rio de Janeiro 28 de maio, 9 de julho, 9 de outubro e 4 de dezembro. Em caso de interesse, porém, a SBC pode programar cursos específicos para grupos de empresas, faculdades ou até mesmo redes de restaurantes.

As inscrições antecipadas podem ser feitas no link: http://educacao.cardiol.br/teca/inscricoes.asp. Mais informações das 9 às 17 horas pelos telefones (11) 3411-5500, em São Paulo, ou (21) 3478-2700, no Rio de Janeiro. O curso tem duração de quatro horas e o custo inclui o manual completo, que o aluno leva para casa. Quem quiser ter uma visão antecipada do que é ensinado pode assistir a um vídeo no site http://educacao.cardiol.br/teca/videos.asp.


Autor: Redação
Fonte: DOC

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581