.
 
 
Moradores de Porto Alegre formam fila em postos de saúde para fazer a vacina contra a gripe
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/04/2015

Moradores de Porto Alegre formam fila em postos de saúde para fazer a vacina contra a gripe

Tempo de espera pela imunização não levava mais de 20 minutos no Posto de Saúde Modelo, na região central

Assim que foi dada a largada da imunização contra a gripe, na manhã desta segunda-feira, uma longa fila já se formava no Posto de Saúde Modelo, na região central de Porto Alegre. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a iniciar a vacinação — nos demais, a campanha começa em 4 de maio.

Um dos primeiros a receber a vacina foi o motorista aposentado Aldo Oliveira, 77 anos, que não precisou esperar nem cinco minutos para ser liberado com um chumaço de algodão pendurado no braço. A agilidade na busca pela imunização tem motivo:

— Assim a gente já garante, né? Pode ser que depois falte.

As amigas Giselda Santana, 53 anos, e Maria Erci Santos, 56, também endossavam a "fila de meninos e meninas", como elas se referiam, brincando com a faixa etária que aguardava a vez de ser atendido. Das pessoas que formavam o carreiro que ia da porta da sala de vacinação, voltada para a João Pessoa, até o portão principal do posto, na Jerônimo de Ornelas, a maior parte tinha idade superior a 60 anos.

Os idosos muito mais idosos ganhavam colher de chá e podiam "pular" a ordem da fila, que chegou a um tempo de espera de 20 minutos. Foi o que aconteceu com dona Alda Silveira, 95 anos. Acompanhada da filha e de uma cuidadora, ela precisou aguardar apenas poucos minutos — para os quais levou uma cadeira de praia — e logo foi chamada para receber a vacina.

Durante o período da campanha, que vai até o dia 22 de maio, a vacinação estará disponível nos mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde do RS. No dia 9 de maio está marcado o Dia D da campanha, data na qual os postos de vacinação estarão extraordinariamente abertos. As doses da vacina oferecem proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.

São cerca de 3,5 milhões de gaúchos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, e doentes crônicos com recomendação médica (pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros).

* As vacinas utilizadas protegem contra três cepas (versões do vírus) de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Estas cepas são escolhidas a cada ano visando a prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada seguinte.

* A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e à morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

* É transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

* A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, por isso a recomendação de manter ambientes ventilados.

* O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. Os sintomas da doença são variáveis: vão desde a infecção assintomática, até formas graves. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sinais e sintomas que são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta e coriza), que persistem por alguns dias, sendo a febre o mais importante.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581