.
 
 
Mau hálito pode causar repulsa em quem o sente
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/10/2018

Mau hálito pode causar repulsa em quem o sente

Cerca de 40% da população sofre de halitose e 90% dos casos são associados à má higiene bucal, afirma especialista em implantodontia

O mau hálito costuma ser tão desagradável que pode causar repulsa ou afastamento em quem o sente. O problema, que costuma não ser percebido por seus portadores, normalmente é avisado com constrangimento por outras pessoas. A falta de intimidade ou até mesmo o medo de magoar o portador de halitose faz com que o problema não seja encarado como deveria, pois é uma situação delicada dizer: “você está com mau hálito”.

A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é alteração do hálito que pode ser ou não uma patologia. Normalmente significa alguma disfunção orgânica (demanda tratamento) ou fisiológica (demanda orientação) no corpo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população sofre com o problema. “Os portadores e até pessoas próximas a ele costumam se acostumar e não sentir o odor. Atualmente é possível medir o grau de halitose utilizando o halímetro”, conta o especialista em implantodontia e odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade.

Geralmente o mau hálito é associado à má higiene bucal ou cáries (90% dos casos), entretanto, pode ter origem digestiva (úlcera duodenal, erupção gástrica, entre outros), respiratória (amidalite e sinusite) ou de origem metabólica ou sistêmica (estresse, diabetes, alterações hormonais). “A má conservação dos dentes, inflamação das gengivas, abscessos, alimentos retidos entre os dentes, ressecamento bucal e menor produção de saliva estão entre as principais causas do distúrbio”.

O profissional acrescenta que atualmente há diversos tipos de tratamentos para o problema, desde a extração de dentes danificados e instalação de implantes e até a saliva artificial para manutenção da hidratação bucal em pessoas com xerostomia (sensação de boca seca), hipossalivação (baixa produção salivar) e assialia (ausência de saliva).

Independente da causa, a boa higiene bucal é imprescindível para manter um hálito saudável. O uso da escova e do fio dental devem ser diários e a língua deve ser limpa periodicamente. Esses cuidados básicos evitam o acúmulo de bactérias. Também é importante a visita regular ao dentista, principalmente por pessoas que possuem restaurações, próteses fixas ou adesivas, pois estas podem reter restos de alimentos.

Dicas para manter o hálito saudável:

. Escovar os dentes após as refeições e usar fio dental e limpar a língua;
. Visita regular ao dentista;
. Bochechos com produtos anti-sépticos;
. Possuir uma dieta balanceada e evitar beliscar;
. Tomar pelo menos dois litros de água por dia;
. Evitar o excesso de frituras, cigarros, café.


Autor: Priscila Emery
Fonte: Naves Coelho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581