.
 
 
Alimentação: fonte de beleza da pele
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/11/2011

Alimentação: fonte de beleza da pele

Consulte um dermatologista e abuse das dicas de alimentação para recuperar o tempo perdido!

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? O pior é que esse órgão é diariamente agredido pelo sol, vento, poeira, etc., e, ainda, ao longo dos anos, sofre alterações e envelhece. Com isso, perde sua elasticidade e luminosidade. Aí, começam a aparecer as rugas, manchas e flacidez. Para piorar, alguns fatores externos atuam como aceleradores deste processo de envelhecimento, como por exemplo o fumo, o estresse, a radiação solar e a alimentação.

Você sabia que o envelhecimento natural de sua pele se inicia em torno dos 12 anos de idade, com as alterações hormonais, podendo surgir a acne? A partir dos 20 anos, iniciam as marcas bem fininhas de expressão ao redor dos olhos e bocas, muitas peles tornam-se oleosas. Após os 30 anos, as marcas de expressão começam a ser notadas e surgem as primeiras rugas. A produção de colágeno e elastina começa a sofrer alteração, aumentando os efeitos prejudiciais sobre a pele, que diminui sua densidade, elasticidade e firmeza. Reduz-se também a sua renovação celular e hidratação natural.

Aos 40 anos (ai meu Deus, me identifiquei!), as linhas de expressão e rugas já estão bem acentuadas e visíveis. A produção das fibras de colágeno e elastina é rara e a renovação celular é irregular, com prejuízos à hidratação natural da pele. Quando for chegando perto da menopausa, assim como na adolescência, há ainda as alterações hormonais jogando contra... Mas, se você se alimentar bem e se proteger dos agressores externos, com certeza manterá uma pele de bebê, por longo tempo.

Consulte um dermatologista e abuse das dicas de alimentação para recuperar o tempo perdido, certo?

Vamos à alimentação:

1. Use e abuse dos vegetais, ricos em fibras, comendo-os de preferência crus ou cozidos no vapor. São eles: Abobrinha, aipo, alface romana, alho, pimentão vermelho, broto de feijão, aspargo, abacate, brócolis, cebola, cogumelo, tomate, couve de bruxelas, abóbora, couve-flor, berinjela, escarola, espinafre, couve, gengibre fresco e pepino.

2. Para temperar, evite o sal e, de preferência, use suco de frutas (limão, laranja, maracujá, etc.) ao invés do vinagre e o azeite de oliva extra-virgem no lugar dos demais óleos vegetais.

3. As frutas pouco calóricas são tudo de bom para sua pele e sua saúde. São elas: ameixa, laranja, tangerina, poncã, limão, maracujá, maçã, melão, melancia, pêra, pêssego, kiwi, nectarina, pêssego, uvas, pinha, etc.

4. Dê preferência às carnes brancas, principalmente aos peixes. Peito de frango ou de peru sem pele também podem entrar em seu cardápio.

5. Opte por cereais integrais. Pães, arroz, farinhas, etc. Não se esqueça de acrescentar à sua alimentação 2 colheres (sopa) de cereais como granola, linhaça, aveia, cevada, etc. Com leite desnatado ou iogurte eles são super gostosos!

6. Os grãos: feijões em geral, ervilha, lentilha, grão de bico e soja. Ricos em proteínas vegetais, vitaminas e sais minerais, farão verdadeiros “milagres” em sua pele!

7. O leite deve dar lugar para seus derivados. Prefira iogurtes, leite fermentado, queijos brancos, etc.

Tome nota

Radicais: Agora, vamos falar um pouco sobre os radicais livres, estes vilões para sua saúde e sua pele. Sabia que aquele gás chamado Oxigênio, tão importante para a nossa vida, também tem seu lado ruim? É que, suas moléculas podem se tornar instáveis, danificar as células do seu corpo e contribuir para o envelhecimento de sua pele e vários outros processos degenerativos do corpo.

Para combater a ação danificadora dos radicais livres, prefira alimentos anti-oxidantes, como as frutas e vegetais - ótimas fontes de vitaminas C, E, beta-caroteno, minerais e fitoquímicos. Os alimentos com maior poder antioxidante, que podem prevenir o envelhecimento da pele, são: repolho, morango, beterraba, ameixa, pimenta vermelha, laranja, brócolis, uva, espinafre, maçã, batata, tomate, milho, banana, pêra e melão. Também não se esqueça de ingerir bastante água, pois ela é fundamental para a boa hidratação da pele e para que o organismo absorva os nutrientes. Agora é com você!


Autor: Suely Prieto de Barros Almeida Peres
Fonte: Em Foco

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581