.
 
 
Pessoas que fumam e bebem têm 80% mais chance de desenvolver o câncer de boca, faringe e traqueia
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/05/2015

Pessoas que fumam e bebem têm 80% mais chance de desenvolver o câncer de boca, faringe e traqueia

Este tipo de tumor atinge em média 3% da população mundial, mas no Brasil a prevalência é ainda maior

Em virtude do Dia Mundial sem Tabaco e Dia de Combate ao Câncer Bucal (31 de maio), o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial faz um alerta: em 90% dos casos de diagnóstico de câncer bucal existe a presença do uso de cigarro, bebidas alcoólicas e excesso de exposição solar.

Este tipo de tumor atinge em média 3% da população mundial, mas no Brasil a prevalência é ainda maior. “O câncer de boca é relevante no Brasil por se tratar de um país tropical, com atividades ao ar livre que expõem as pessoas de forma constante aos raios solares; além do uso excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco”, explica o cirurgião buco-maxilo-facial Rogério Belle.

Lesões traumáticas permanentes na boca podem originar machucados com potencial para desenvolvimento de câncer, como feridas provocadas por mordiscamento ou prótese mal instalada.

De acordo com o especialista, o principal sintoma da doença é o surgimento de feridas na boca que não cicatrizam em um período de até 15 dias. “As pessoas devem ficar atentas às mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, feridas e inchaços são sinais de alerta. Procure um dentista ou um cirurgião buco-maxilo-facial em caso de qualquer uma dessas alterações. O autoexame pode ser feito, mas o ideal é a adequada avaliação por um profissional qualificado”, aconselha Belle.

Em estágio avançado, o câncer de boca pode provocar dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de aumentos de volume no pescoço.

O tratamento pode ser cirúrgico, por radioterapia ou os dois associados. Tudo vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento. “Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem filtro solar. Outras formas de prevenir o câncer de boca são: evitar o fumo e o álcool, manter uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente”, finaliza o cirurgião buco-maxilo-facial.


Autor: Redação
Fonte: DOC

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581