.
 
 
Companhia farmacêutica incentiva o uso consciente de medicamentos
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/07/2015

Companhia farmacêutica incentiva o uso consciente de medicamentos

Teuto aposta em ações online para sensibilizar o público sobre os riscos da automedicação

Pioneiro em genéricos no Brasil e instalado no maior complexo farmacêutico da América Latina, o Laboratório Teuto/Pfizer incentiva e investe em projetos de conscientização sobre o uso correto de medicamentos. Nas redes sociais, a empresa lançou uma campanha online sobre o assunto, alinhado à missão de oferecer mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

"Os riscos da Automedicação, que é a medicação por conta própria, sem acompanhamento de um profissional qualificado, vão desde utilização de dosagem insuficiente ou excessiva até o erro no diagnóstico de doenças, além do aparecimento de efeitos indesejáveis graves ou reações alérgicas", explica Thiago Lobo Matos, farmacêutico do Teuto.

De acordo com o ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós- Graduação para o Mercado Farmacêutico, em pesquisa realizada em parceria com o Datafolha, 40% dos brasileiros declaram não saber como consumir um medicamento de forma adequada a fim de assegurar seus efeitos e eficácia com segurança. Destes, 15% não têm a mínima ideia ou orientação de como usar um remédio sem trazer riscos ou danos para a saúde. Outros 25% declaram saber somente em parte o que é um uso racional de medicamentos.

"A automedicação no Brasil é um problema de saúde pública", comenta Andreia Cavalcante da Silva, gerente de Controle de Qualidade do laboratório. "O que pouca gente imagina é que a automedicação é o principal agente causador de intoxicação em seres humanos no Brasil", complementa.

O Ministério da Saúde criou, em março de 2007, um Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) - Ações para o Uso Racional de Medicamentos. A iniciativa tem como papel propor estratégias e mecanismos de articulação, de monitoramento e de avaliação de ações destinadas ao uso racional. Para garantir as implementações das ações, foi criado o Plano de Ação, que abrange quatro áreas - regulação, educação, informação e pesquisa.

O Teuto, acompanhando todas as ações do Ministério da Saúde, atua estrategicamente, orientando a promoção do uso racional de medicamentos. A companhia oferece através de treinamentos, durante todo o ano, para farmacêuticos e farmacistas de todo o país, orientando-os acerca de seu papel no combate à automedicação e promovendo campanhas educativas, conforme reforça Thiago.

O farmacêutico também faz um alerta: "Os MIP’s (medicamentos isentos de prescrição), apesar de não necessitarem de receita médica, devem ser dispensados com orientação de um farmacêutico". Para saber mais sobre a ação, acesse: facebook.com/LaboratórioTeuto.


Autor: Filipe Andrade
Fonte: Race

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581