.
 
 
Fratura na face
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/08/2015

Fratura na face

Atendimento imediato às vítimas de fratura na face reduz em mais de 90% os riscos de deformações irreversíveis

Os grandes eventos populares ou esportivos, como Olimpíada e Carnaval, que mobilizam um grande volume de pessoas, requerem um cuidado especial dos setores de saúde. Uma simples queda na rua ou mesmo um acidente de carro pode provocar lesões no rosto que precisam de atendimento imediato. Em muito casos, se uma intervenção não for realizada em 30 minutos após o acidente fica muito difícil recuperar os dentes da pessoa que tenha sofrido um trauma na face.

Os riscos de deformações irreversíveis caem em mais de 90% quando são realizados os procedimentos de forma ágil. O especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Antônio Lucindo Sobrinho, conta que durante o Carnaval, por exemplo, há um aumento substancial no traumatismo de face por brigas, pelo consumo excessivo de bebidas ou mesmo pela grande concentração de pessoas. Em Salvador, apenas de um ano para o outro houve elevação de 20% no número de casos de trauma no rosto durante a festa mais popular do país.

Lucindo Sobrinho lembra que a Bahia está preparada para o atendimento de trauma facial em grandes eventos. "Contamos com uma excelente logística de preparo e a ação da equipe do Samu, inclusive a cirurgia buco-maxilo-facial. O mesmo já ocorre em outras capitais do Brasil", completa. Durante o XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (COBRAC), de 25 a 29 de agosto, a cidade Salvador irá debater como melhorar ainda mais a assistência e reduzir o tempo de atendimento para minimizar as sequelas. "O exemplo da Bahia será absorvido por especialistas de todo o país que estarão por aqui, mas também iremos nos aperfeiçoar com a palestra do professor Henry Guierrez, que faz parte da equipe de atendimento na Fórmula 1".

O atendimento emergencial para o trauma de face envolve uma rede da saúde que começa no local do acidente. A agilidade nos primeiros socorros permite estabilizar o paciente que na sequência é encaminhado para um hospital público, normalmente, um hospital escola, com residentes orientados por cirurgiões buco-maxilo-faciais com anos de formação e muita qualificação. "Uma equipe de excelência que fará as cirurgias bucais necessárias sob anestesia local, instalação de implantes dentários e reconstrução buco-maxilo-facial, conforme cada necessidade", explica Antônio Lucindo Sobrinho, que será um dos palestrantes do COBRAC. Em alguns casos, o paciente será acompanhado por até 60 dias, prazo que pode durar para a recuperação de um trauma.

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial recomenda que as pessoas, ao presenciarem ou sofrerem um trauma de face, tentem manter a calma, em primeiro lugar. "Se houver a perda de um dente pelo traumatismo, busque colocá-lo em solução como leite, água de coco ou até mesmo a saliva. Nunca deixe o dente seco ou raspe-o. Procure cirurgião buco-maxilo-facial o quanto antes", finaliza Antônio Lucindo Sobrinho.

Comparativo do primeiro semestre de 2015 e primeiro semestre de 2014:

Dados de janeiro a junho de 2015

Região

Internações

TOTAL

14.182

1 Região Norte

1.117

2 Região Nordeste

3.959*

3 Região Sudeste

5.350

4 Região Sul

2.575

5 Região Centro-Oeste

1.181

 Dados de janeiro a junho de 2014

Região

Internações

TOTAL

15.228

1 Região Norte

1.352

2 Região Nordeste

4.213*

3 Região Sudeste

5.791

4 Região Sul

2.581

5 Região Centro-Oeste

1.291


Autor: Vanessa Brauer
Fonte: DOC

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581