.
 
 
Diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de adolescentes e crianças com câncer
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/09/2015

Diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de adolescentes e crianças com câncer

Programa capacita profissionais para que possam suspeitar dos sinais da doença

No Brasil, a estimativa de diagnóstico de câncer infantil e juvenil é de aproximadamente 12 mil novos casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com intuito de contribuir com o aumento dos índices de cura da doença, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, em parceria com o INCA e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).

O Programa Diagnóstico Precoce capacita profissionais da atenção primária à saúde (Estratégia Saúde da Família) e médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes. Em sete anos de realização do Programa Diagnóstico Precoce, os impactos positivos são surpreendentes, tais como:

“Identificar precocemente o câncer infantil e juvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Porto Alegre é uma das participantes do Programa Diagnostico Precoce

O Instituto do Câncer Infantil (ICI) será uma das nove instituições participantes do Programa Diagnóstico Precoce para a carteira de projetos 2015. O Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil é um dos selecionados para financiamento pelo Instituto Ronald McDonald, as capacitações dos profissionais de saúde serão realizados até o julho de 2016.

Anualmente, o Instituto divulga um edital de seleção para o recebimento de propostas no marco do Programa Diagnóstico Precoce, dirigido às instituições cadastradas junto ao Instituto que atuam na temática do câncer infantil e juvenil.Entre os meses de março a maio, ocorreram as etapas de análise das propostas por um comitê, representado por membros do Instituto Nacional de Câncer (INCA), oncologistas pediátricos e equipe de projetos do Instituto Ronald McDonald, além dos Conselhos Científico e Executivo da organização (instâncias deliberativas).

Em 2014, mais de 1 milhão de reais foram destinados para a execução do Programa, através de recursos provenientes das campanhas de arrecadação coordenadas pelo Instituto Ronald McDonald.

“É uma grande conquista para o Instituto do Câncer Infantil (ICI) participar do programa de diagnóstico precoce pelo terceiro ano consecutivo. Através deste programa o ICI tem a oportunidade de capacitar médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais da área básica da saúde na detecção precoce do câncer infantil. Pouco pode ser feito na prevenção primária do câncer infantojuvenil, por isto, projetos que conscientizem sobre os sinais e sintomas do câncer em pediatria são importantes tanto para o pediatra quanto para a população em geral”, afirma o Dr. Alejandro M. Arancibia, Coordenador Médico do ICI.

Mais informações em www.instituto-ronald.org.br.


Autor: Ananda Garcia
Fonte: Uffizi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581