.
 
 
ADJ Diabetes Brasil promove campanha de prevenção do diabetes em São Paulo
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/10/2015

ADJ Diabetes Brasil promove campanha de prevenção do diabetes em São Paulo

Iniciativa visa promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e aparecem 500 novos casos por dia. Com este cenário e alinhada com a campanha “Agir Hoje para mudar o Amanhã”, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a ADJ Diabetes Brasil promoverá várias iniciativas em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, direcionadas à prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2 com foco na prevenção primária, incentivo à prática de atividade física e sensibilizar novas audiências.

A ADJ fará campanha com realização de testes de glicemia e orientação em diabetes no Shopping West Plaza, entre os dias 3 e 8 de novembro. Entre 3 e 5 de novembro, estará entre 13h e 19h; no dia 6, das 13h às 20h; no dia 7, das 11h às 22h e no dia 8 das 14h às 20h. Simultaneamente, haverá a exposição de Arte “Menos Açúcar, Mais Vida” com a curadoria da ABAPC – Associação Brasileira de Artistas Plásticos de Colagem - que promoverá a adesivagem da escadaria, que dá acesso à praça de alimentação com mensagens de conscientização e estímulo à atividade física.

No metrô Brás, também haverá campanha com testes de glicemia e orientação em diabetes, nos dias 12 e 13 de novembro, entre 9h e 18h.

Alinhada com a campanha da IDF, que foca na adoção de uma alimentação saudável, prática do exercício físico e educação em diabetes, a ADJ promoverá uma caminhada no Parque do Ibirapuera, no dia 8 de novembro, às 8h, seguida de piquenique.

Após a caminhada, maratonistas iniciarão o V Tour Azul que tem formato de ultramaratona com a intenção de desmistificar, incentivar, e orientar a prática de atividade física para pessoas com diabetes. O percurso terá duração de nove horas, saindo às 8h do Parque do Ibirapuera e voltando ao mesmo ponto às 17h00. A iniciativa percorrerá pontos turísticos de São Paulo, que incluem: Monumento à Bandeira, Avenida Paulista, Parque da Aclimação, Museu do Ipiranga, Praça da Sé e Catedral da Sé, Rua 25 de Março, Mercado Municipal, Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado, Praça 14 Bis, Aeroporto Campo de Marte, Anhembi, Memorial da América Latina, Parque da Água Branca, ADJ Diabetes Brasil, Praça Pan-Americana, Cidade Universitária, Jóquei Club, Parque do Povo e Parque do Ibirapuera.

Além disso, a ADJ promoverá em sua sede para os associados um Café da Manhã Ideal, no dia 11 de novembro, e no dia 14 de novembro uma ação no Parque José Correia, em Barueri, realizando testes de glicemia e orientação em diabetes.

No dia 28 de novembro, das 9h às 17h, será realizado, na sede da ADJ, um mutirão de exames de fundo de olho gratuito para quem tem diabetes. O único pré-requisito é que a pessoa tenha diabetes e tenha feito inscrição prévia pelo fone: (1) 3675-3266 Ramal 11.

As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ e de voluntários. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Federação Internacional do Diabetes, do Shopping West Plaza, do Metrô e da Associação Brasileira de Artistas Plásticos de Colagem e patrocínio das empresas: Boehringer, Johnson, Libbs, Lilly, Merck, Novartis, Novo Nordisk, Roche e Stevita.

Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br.

Sobre o Dia Mundial:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Anima Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581