.
 
 
CBOT será a oportunidade para especialistas conhecerem o que há de novo no mundo, na especialidade
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/10/2015

CBOT será a oportunidade para especialistas conhecerem o que há de novo no mundo, na especialidade

Evento reunirá em São Paulo mais de cinco mil ortopedistas de todo o Brasil

O 47º CBOT, Congresso Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, reunirá em São Paulo mais de cinco mil ortopedistas de todo o Brasil, que terão a oportunidade de reciclar seu conhecimento, à luz das mais recentes evoluções e descobertas de uma das áreas da Medicina que avança mais rapidamente. A colocação é do presidente do Congresso, Gilberto Camanho, que confirmou a presença de algumas das maiores autoridades mundiais da área.

Gilberto Camanho explica que o congresso, que ocorrerá de 19 a 21 de novembro, no Expo Center Norte, já tem quatro mil médicos pré-inscritos, e sua grade científica é extremamente ambiciosa. “Cada uma das 14 especialidades da Ortopedia, como Quadril, Ombro e Cotovelo, Artroscopia e Traumatologia do Esporte, Oncologia, Trauma Ortopédico, Cirurgia da Mão, Coluna Vertebral, Cirurgia do Joelho, vai ter uma reunião específica para discutir sua pauta científica. O que denominamos de Dia da Especialidade”. Segundo Camanho, será uma oportunidade para a reciclagem do conhecimento dos especialistas, que poderão debater com os profissionais e professores mais experientes.

Além dessa pauta de cada setor, 40% do congresso será dedicado a temas de interesse geral, como tratamento de tumores, infecções, problemas congênitos e principalmente o trauma. O problema se multiplica de forma avassaladora no Brasil, em decorrência tanto de ferimentos por armas brancas e de fogo, como também de acidentes de trânsito, em que cada vez é maior a participação das motocicletas, gerando necessidade de cirurgias reparadoras extremamente complexas e de fisioterapia.

Como o tratamento do trauma se torna cada vez mais multidisciplinar, diz Gilberto Camanho, além dos ortopedistas os fisiologistas do esporte, fisiatras e reumatologistas também estarão presentes ao evento. A área de exposições reunirá dezenas de laboratórios e indústrias de produtos cirúrgicos, apresentando novos materiais, próteses, instrumentos e equipamentos, muitos dos quais acabam de ser lançados no exterior, como fruto da pesquisa que envolve milhares de cientistas no mundo inteiro.

125 mil implantes

Entre os convidados internacionais que já confirmaram presença, Camanho destaca o professor Thorsten Gehrke, de Hamburgo, na Alemanha. Ele dirige o ENDO Hospital o qual, ao longo dos quase 40 anos, já implantou 125 mil próteses de quadril, de joelho, ombro e de outras articulações.

Professor associado de Estudos da Medicina Esportiva na Escola de Medicina de Hamburgo, Thorsten é tão requisitado que com frequência faz cursos como professor visitante em países tão díspares como China e Argentina.

“Ele virá ao Brasil com uma nova proposta para as próteses articulares de quadril e joelho”, explica Camanho. O presidente do 47º CBOT ressalta que essas duas das áreas são as de maior crescimento de demanda de cirurgias no Brasil, daí o imenso interesse pelas apresentações que serão feitas pelo especialista alemão.

Dada a importância científica do evento, a diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia decidiu oferecer inscrições gratuitas a todos os médicos residentes que se prepararam para o exame de titulação, o TEOT, prova que dá a um médico o título de ortopedista com o aval da SBOT e da Associação Médica Brasileira.



Serviço:

47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia
Local: Expo Center Norte - São Paulo/SP
Datas: 19 a 21 de novembro de 2015
Informações: http://cbotadm.com.br.


Autor: Redação
Fonte: DOC PRESS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581