.
 
 
Unidades de saúde intensificam prevenção ao câncer de mama
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/10/2015

Unidades de saúde intensificam prevenção ao câncer de mama

Neste mês, são priorizadas as solicitação de mamografias, coleta de exames, sensibilização sobre saúde da mulher, entrega de materiais informativos, consultas e realização de testagem rápida

A prevenção ao câncer de mama é o foco da campanha Outubro Rosa e das ações que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve nas unidades. Neste mês, são priorizadas atividades voltadas ao público feminino, como solicitação de mamografias, coleta de exames, sensibilização sobre saúde da mulher, entrega de materiais informativos, consultas e realização de testagem rápida.

“Entre as orientações, é importante lembrar que toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um centro ou unidade de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente”, explica a integrante da área técnica de Saúde da Mulher da SMS, Rosa Maria Vilarino. Feito por profissionais treinados, o exame clínico pode identificar alterações nas mamas e, se necessário, será indicada mamografia. “Além disso, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia por ano, com encaminhamento rápido, já que não há fila de espera para o exame na Capital”, afirma Rosa.

Durante o mês de outubro, as unidades de saúde da cidade desenvolvem ações para incentivar a prevenção e esclarecer quanto à importância do autoexame e dos acompanhamentos de rotina.

Confira atividades em algumas unidades de saúde:

US Ilha Grande dos Marinheiros - Nesta quarta-feira, 14, a partir das 14h - Dia das Sereias das Ilhas: avaliação e orientação sobre patologias das mamas, em especial o câncer, incluindo maquiagem, manicure e fotobook com fotógrafo Cristiano Cardoso.

US Bananeira - Nesta quarta-feira, 14, das 9h às 15h: exames de mamografia, coleta para exame citopatológico, testes rápidos, roda de conversa com assuntos relacionados à saúde da mulher, tuberculose, dengue, orientação para autoexame de mamas, ações em conjunto com Novembro Azul. Nas quintas-feiras de outubro, das 16h às 20h, há exames de mamografia, citopatológico e testes rápidos.

US Lomba do Pinheiro - Dia 17: coleta de exame citopatológico, solicitação de mamografias, tenda de orientações e educação em saúde sobre tuberculose, teste rápido para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), pesagem do Bolsa Família, atualização de vacinas, oficina de bonecas Abayomi e de turbantes, oficina sobre violência doméstica.

US Maria da Conceição - Dia 24: coleta de exame citopatológico, solicitação de exame de mamografia, educação em saúde sobre tuberculose, solicitação de baciloscopia de escarro, grupo de planejamento familiar, antropometria e avaliação de calendário vacinal, atualização de vacinas, realização de testes rápidos.

US Vila Vargas – Dia 24, das 8h às 12h e das 13h às 17h: coleta de citopatológico, solicitação de mamografia, roda de conversa sobre importância de realizar a prevenção do câncer de mama, realização de triagem de DSTs.

US Viçosa - De 19 a 23: conversas e aconselhamento a fim de promover a realização de mamografia em pacientes-alvo, incluindo cartazes para chamar a atenção das usuárias. Nos dias 19 e 23, será realizada conversa na sala de espera, pela manhã, abordando o autoexame das mamas. Nessas datas, os funcionários estarão vestidos com alguma peça na cor rosa.

US Ceres – Durante o mês: divulgação em sala de espera com orientação de autoexame, saúde da mulher e agendamento de consulta com ginecologista para coleta de citopatológico e mamografias, conforme necessidade identificada. Agendamento de teste rápido.

Morro da Cruz - Durante o mês: orientações sobre o autoexame das mamas e a importância da realização do exame citopatológico do colo do útero. Nesta quinta-feira, 15, haverá coleta de citopatológico e teste rápido por livre demanda para as mulheres da região.

US Ernesto Araújo - Dia 31: consultas de saúde da mulher, testes rápidos para detecção de DSTs, sala de espera sobre o tema A Importância dos Exames Preventivos aos Cânceres de Colo Uterino e de Mamas e consultas previamente agendadas. Visitas domiciliares para cadastramento e SUS (domiciliar e individual) e atualização do Cartão SUS. Avaliações dos pacientes do programa Bolsa Família e vacinação contra HPV.

Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência de câncer de mama: de cada 100 mil mulheres, 147 apresentam a doença na Capital. Entre os motivos que podem aumentar a probabilidade da doença estão obesidade, tabagismo, uso abusivo de álcool e histórico familiar. O câncer de mama ocorre por causa do desenvolvimento anormal de células, que se multiplicam repetidamente até formar um tumor maligno. A doença tem cura, desde que detectada precocemente.

Outras informações podem ser obtidas no Fala Porto Alegre - Fone 156.


Autor: Vanessa Conte
Fonte: PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581