.
 
 
Insônia tem tratamento?
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/12/2011

Insônia tem tratamento?

O que é preciso fazer para voltar a dormir

Insônia

A insônia é uma queixa muito comum na medicina e o uso de medicações hipnóticas (indutoras do sono) é cada vez mais difundido em nossa sociedade. Muitas pessoas fazem uso ocasional destas drogas nos dias em que ficam na cama, virando de um lado para outro, sem conseguir "pegar no sono". Outras, já as utilizam cronicamente, porque "não conseguem dormir de jeito nenhum".

A maioria das pessoas acha que a insônia é um sintoma que se relaciona somente ao estresse e que o uso das medicações para dormir não traz nenhum malefício. Mas será que isso é verdade? Descubra um pouco mais sobre os motivos da sua insônia.

Toda insônia é relacionada ao estresse?

Não. Na grande maioria dos casos, situações de estresse do dia a dia levam a alterações do sono, mas existem muitos outros motivos relacionados à dificuldade de dormir como, por exemplo, o uso diário de bebidas com cafeína antes de dormir, prática noturna de exercícios, consumo de álcool, barulho excessivo no quarto, o ronco de seu parceiro, uso concomitante de diferentes medicações, depressão, doenças pulmonares, e outros.

Medicações indutoras do sono são indicadas a todos os tipos de insônia?

Não. Em muitas situações, basta, apenas, mudar seus hábitos ou corrigir alguns problemas. Evitar o consumo de café, álcool ou a prática de exercícios próximo à hora de dormir é um bom começo. Você também pode retirar despertadores luminosos do quarto ou torná-los mais silenciosos e, principalmente, você deve procurar seu médico para rever o uso de medicamentos que possam ter, como efeito colateral, a perda do sono.

Quando a utilização de remédios para dormir é indicada?

Estas drogas estão indicadas, na maioria das vezes, para casos de insônia de curta duração, motivadas por estresse bem definido, como problemas no trabalho ou na família. Nestas situações, os remédios hipnóticos são utilizados por curto intervalo de tempo, possibilitando um melhor desempenho durante o dia.

Para o tratamento de insônias crônicas ou de outras enfermidades, o uso destas medicações deve ser avaliado cautelosamente pelo médico. Em nosso país, este tipo de medicamento só pode ser vendido com receita especial, pois se mal utilizado pode causar dependência e/ou depressão.

O uso de medicações hipnóticas pode trazer malefícios?

Sim. Quando não são bem indicadas, ou quando se abusa da medicação. Nesses casos, os remédios hipnóticos podem provocar sonolência demasiada durante o dia, quedas freqüentes, dificuldade de concentração, alterações de memória, e outros. Além disso, podem gerar dependência, com distúrbios importantes do sono, principalmente, quando retirados abruptamente. O uso excessivo desses medicamentos também pode causar depressão e até quadros de coma, se utilizados junto com outras drogas nocivas ao sistema nervoso como, por exemplo, álcool.

Importante

Ao invés de ficar tomando estas medicações de maneira errada e até mesmo sem indicação, procure um médico para obter a orientação correta sobre seu problema. Na maioria das vezes, você vai dormir tranqüilamente, sem precisar das medicações ou usá-las sob orientação profissional e, portanto, com segurança.


Autor: Imprensa
Fonte: MedCenter MedScape

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602