.
 
 
Por que o leite parece diminuir aos 3 meses?
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/10/2016

Por que o leite parece diminuir aos 3 meses?

Nessa fase é muito comum aparecerem várias dúvidas em relação à amamentação

Tudo parecia perfeito. Passadas as dificuldades iniciais, o bebê mamava maravilhosamente, os seios estavam “cheios” e vazavam quando se aproximava a hora de amamentar. Mas à medida em que se aproximou o terceiro mês do bebê, as coisas começaram a mudar. O bebê começou a acordar mais e a pedir mais colo, mamava mais, chorava com mais frequência e parecia irritado. Nessa fase é muito comum aparecerem várias dúvidas em relação à amamentação e a que mais se destaca é: por que o leite parece diminuir aos 3 meses? Além desta perguntinha tenebrosa, selecionei outras 5 que também são frequentes entre as mães:

1) Será que o leite está secando?

2) Estou produzindo menos leite?

3) O que fazer? Meu filho não é mais um recém-nascido, não deveria mamar menos?

4) Se ele está crescendo, meu seio não deveria encher mais? E agora?

5) Por que o seio até diminuiu um pouco nesse período?

Essas são apenas algumas dúvidas recorrentes quando o bebê atinge a idade de 3 meses.

Mas não se desespere, isso tudo é normal! Vamos lá: aos 3 meses mais ou menos, o bebê começa a ver melhor, a perceber o mundo de uma forma diferente, se movimenta mais, interage mais com as pessoas, se comunica mais, os adultos ficam maravilhados com as suas gracinhas, suas gargalhadas… Enfim, o bebê está se desenvolvendo bem. Nessa idade ainda, eles costumam ter um pico de crescimento. Eles mudam, perdem aquela carinha de recém-nascido, têm mais expressão facial, e as pessoas começam a comentar com quem eles se parecem ou não parecem.

Bom, frente a tantas mudanças, o que será que acontece com a amamentação? O bebê gasta mais energia, portanto ele precisa mamar MAIS, e as mamas da mãe precisam AUMENTAR a produção de leite. E como aumentar o leite então? Como vocês acham que o bebê, que nasce sabendo algumas poucas coisas, faria para aumentar a ingestão de leite dele? Ele ajuda o corpo da mãe a mandar um sinal para o cérebro dela dizendo: “Ei, eu cresci, me movimento mais, gasto mais energia, manda mais leite aí pra mim!” Como ele faz isso? Simplesmente MAMANDO mais! Sim, ele precisa ajudar o corpo da mãe a entender que precisa produzir mais leite e isso, naturalmente, leva um tempinho para acontecer e se estabilizar. Por isso, tenham paciência, deixem que os seus filhos ajudem o seu corpo a aumentar a sua produção de leite. Quando tudo se regularizar, eles ficarão mais calmos e pararão de exigir tantas mamadas.

Quando uma mulher está grávida, o corpo dela não sabe se vai ter 1, 2, 3 ou mais filhos, então ele se prepara para tudo isso, e precisa de um tempo para aprender a reconhecer o tanto de leite que ele de fato deve produzir. Ele produz muito leite ou pouco leite, mas o que vai ajudar a regular a produção? A LIVRE DEMANDA, ou seja, a mãe deixando o seu filho mamar no momento em que ele quer e na quantidade que ele quer. E demora mais ou menos uns três meses para o corpo aprender o tanto que tem de produzir para aquele bebê em particular, de acordo com o seu tamanho, peso e demanda, ou seja, pelo tanto que ele suga do seio da sua mãe.

Cada bebê é único, então cada mãe produz leite exatamente na quantidade e da qualidade certa que o seu bebê necessita. Daí quando o corpo aprende o quanto produzir, o seio diminui de tamanho porque não precisa mais produzir muito, pois “ele” já sabe o peso do seu bebê, o tanto que ele mama e a rotina diária do aleitamento. Isso não é incrível?

O bebê cresce, passa dos 3 meses e muda tudo de novo, como disse no começo do texto. Quando você está começando a aprender o tanto que seu bebê mama, ele pede mais, mama de uma forma diferente… E essa é a maravilha da amamentação, ter respeito por essas fases, ver que seu filho é um serzinho que está crescendo, que está mudando e que é único!

Observe o seu filho e deixe que ele lhe diga o que ele precisa.


Autor: Veronica Borges
Fonte: Veronica Borges

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581