.
 
 
Especialistas indicam que é possível viver sem laticínios
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/11/2015

Especialistas indicam que é possível viver sem laticínios

Evento com a nutricionista Maribel Melos e a consultora em alimentação, Márcia Unfer acontece na próxima quinta-feira (5)

Segundo a FDA (Food and Drugs Administration – Órgão Administrativo de Alimentos e Medicações dos EUA, que desempenha um papel semelhante à Vigilância Sanitária), o leite deve ser listado como possível causador de alergias. Já para a nutricionista Funcional, Maribel Melos, o leite de vaca é o principal alimento a causar alergias alimentares por estar amplamente distribuído em nossa alimentação, como pães, bolos, biscoitos, pizzas, sanduíches, molhos, sorvetes, chocolates, entre outros. “Esse fato já pode ser a justificativa para ser causador de alergias e intolerâncias, pois seu consumo é grande no nosso dia a dia”, acrescenta a nutricionista.

- Os principais sintomas destas alergias podem ser rinite, otite, enxaqueca, indisposição, TPM, gases, azia, sensação de evacuação incompleta, dores no corpo, ansiedade, insônia e tantos outros, afirma.

Substitutos para o leite e laticínios

“Leite, queijo e sorvetes derivados de arroz, amêndoas e aveia, são alternativas adequadas para substituir os laticínios e podem facilmente ser produzidos em casa. Os níveis de proteína desse tipo de leite são parecidos com a quantidade do tipo bovino. Como alternativa, use leites de nozes (como amêndoas e castanhas) para obter alternativas aos leites de origem animal. A textura da macadamia, por exemplo, é parecida com a de vários queijos”, sugere a consultora em Alimentação, Márcia Unfer.

- O leite de girassol é uma opção cada vez mais utilizada, e também pode ser produzido na cozinha de casa, destaca.

Confira as dicas das especialistas


Faça seu próprio sorvete sem lactose a partir de frutas da época. Além disso, consuma iogurte sem lactose. Geralmente, o iogurte é o componente que mais faz falta para as pessoas que passam a adotar uma dieta vegana. Assim como os sorvetes, é possível fazer ou adquirir iogurtes feitos de arroz, amêndoas, que, além de serem ricos em fibras, potássio, são antioxidantes e em vitaminas B!

Compre produtos que se assemelhem ao queijo. Para substituir o queijo parmesão em saladas e massas, experimente leveduras nutricionais, que são riquíssimas em vitaminas B e deliciosas. O Tofu orgânico fatiado e defumado possui textura semelhante aos queijos provolone e mozarela, sendo ótimo para comer com sanduíches, hambúrguer vegetal, saladas, risotos. "Castanhas do Pará processadas com um pouco de sal marinho também substituem o queijo ralado”, indica Márcia Unfer.

Será que devo parar de consumir leite e derivados? Por que o mercado está oferecendo tantos produtos sem lactose? Como faço para repor o cálcio e outros nutrientes fornecidos pelo leite? Para responder a estas e outras perguntas e ensinar preparações vegetais sem laticínios a nutricionista Maribel Melos e a consultora em Alimentação, Márcia Unfer, promovem o encontro “CONSUMO DO LEITE – MITOS E VERDADES” no próximo 5 de novembro (quinta-feira), às 19h, no Espaço Gastronômico da Acqualive Group (Rua Comendador Caminha, 362 - Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS). Inscrições e Informações: marketing@acqualivesul.com.br / 51 – 9415.8685.


Autor: Fábio Saltiél
Fonte: Meregalli

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581