.
 
 
Congresso de ortopedia, em São Paulo, vai mostrar ser mais importante prevenir que tratar as lesões
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/11/2015

Congresso de ortopedia, em São Paulo, vai mostrar ser mais importante prevenir que tratar as lesões

47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia trará ao Brasil alguns dos maiores especialistas do mundo

O brasileiro sedentário começa a jogar futebol ou andar de bicicleta para entrar em forma, mas para os médicos o correto é entrar em forma, para então começar a jogar futebol ou pedalar. A diferença entre as duas posturas, que para os médicos não é novidade, precisa ser levada ao leigo. Como fazer para difundir essa mensagem na sociedade é um dos temas que 5 mil ortopedistas do Brasil inteiro começam a discutir na próxima quinta, dia 19, no maior congresso da especialidade da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para Rodrigo Lasmar, um dos especialistas que estará no Congresso, o assunto é extremamente atual, à medida que os médicos se preocupam em prevenir as lesões musculares, e não apenas em recuperar o atleta amador, quando sofre uma lesão. “Temos uma população cada vez mais idosa no Brasil e de idosos saudáveis, que para manterem sua qualidade de vida precisam se exercitar”, explica o ortopedista.

O condicionamento físico do idoso ou mesmo do jovem passa necessariamente por alongamentos e fortalecimento muscular (exercício com pesos), mas sempre com orientação. É muito comum encontrar pessoas que, embora condicionadas, tem alguns grupos musculares fracos, por não terem tido orientação necessária no treinamento. A falha eventual propicia as lesões, estiramentos ou mesmo fraturas por estresse, que a Ortopedia busca prevenir.

Rodrigo Lasmar explica que o 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia trará ao Brasil alguns dos maiores especialistas do mundo que, juntamente com os brasileiros, apresentarão casos clínicos, para uma ampla discussão de como melhorar a prevenção das lesões.

Tratamentos inovadores

As novidades em relação ao tratamento das lesões também serão apresentadas no evento, acrescenta o médico, para que o ortopedista brasileiro saiba o que está sendo pesquisado no restante do mundo.

“Há tratamentos ainda controversos, como o emprego de células-tronco ou a aplicação de concentrados de plaquetas para recuperar lesões”, explica. São tratamentos inovadores que estão sendo testados e que serão discutidas, mas que ainda precisam de análises exaustivas e pesquisas antes de serem adotados como uma realidade nos consultórios. Essas discussões são fundamentais para que a Medicina evolua, o que deve sempre acontecer baseado em evidências científicas comprovadas.

A gama de assuntos a serem debatidos no Congresso é imensa, lembra o presidente do evento, Gilberto Camanho, que cita as terapias por onda de choque, as novidades no diagnóstico por imagem das lesões musculares, a mesa redonda sobre o esporte profissional, debates sobre fratura por estresse, atendimento do trauma, entre outros. Haverá ainda temas ligados às subespecialidades da Ortopedia, como mão, joelho, ombro e cotovelo, oncologia ortopédica, em grande desenvolvimento, as apresentações sobre ortopedia pediátrica, conferências sobre lesões no ligamento do joelho e as expectativas sobre novos produtos, como as próteses de quadril. Elas são produzidas com material como o titânio com alto índice de pureza, que fazem com que a vida útil do implante se prolongue cada vez mais, postergando a necessidade de uma revisão.

O Congresso será, na realidade, uma oportunidade para que os ortopedistas brasileiros se reciclem, troquem experiências e absorvam o mais atual conhecimento sobra a especialidade, diz Camanho. O que é uma garantia de que o profissional do Brasil continue praticando uma Ortopedia avançada, que nada fica a dever à dos países mais desenvolvidos.

Serviço:

47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia
Local: Expo Center Norte - São Paulo/SP
Datas: 19 a 21 de novembro de 2015
Informações: http://cbotadm.com.br.


Autor: Redação
Fonte: DOC PRESS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581