.
 
 
Encontro aborda violência contra mulheres pelo olhar da saúde
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/11/2015

Encontro aborda violência contra mulheres pelo olhar da saúde

1ª Jornada Nacional Mulher Viver Sem Violência acontece de 23 a 25 de novembro, em Curitiba

A violência contra a mulher é um problema de saúde pública que afeta a saúde física e mental das mulheres, e que tem consequências econômicas e sociais. Muitas das mulheres que recorrem aos serviços de saúde, com reclamações de enxaquecas, gastrites, dores e outros sintomas, vivem situações de violência dentro de suas próprias casas - é extremamente importante que profissionais de saúde sejam capacitados para identificar, atender e tratar pacientes que se apresentam com queixas que podem estar relacionadas a abuso e agressão.

No Brasil, uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de violência física, sexual ou outro abuso praticado por um homem. A cada 5 anos, a mulher perde 1 ano de vida saudável se ela sofre violência doméstica. Esses e outros números serão abordados pela doutora em Medicina Preventiva e professora da USP, Ana Flávia D’Oliveira, na 1ª Jornada Nacional Mulher Viver Sem Violência. A palestra "A violência contra as mulheres na perspectiva da saúde" acontece nesta terça-feira (24), na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

Promovida pela Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná e Prefeitura de Curitiba, a 1ª Jornada Nacional da Mulher Viver Sem Violência acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Com palestras, workshops, painéis, oficinas e mesas-redondas, o evento integra o calendário da mobilização mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

No mundo inteiro, as atividades de sensibilização e de conscientização a respeito do tema acontecem do dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não-Violência às Mulheres, até o dia 10 de dezembro, data-símbolo da luta em favor dos Direitos Humanos. No Brasil, devido à dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, os "dias de ativismo" se iniciam em 20 de novembro, que é o Dia Nacional da Consciência Negra.

Serviço

Evento: 1ª Jornada Nacional da Mulher Viver Sem Violência - Palestra "A violência contra as mulheres na perspectiva de saúde"
Data: 24 de novembro, às 14h15
Entrada: gratuita
Local: Universidade Positivo - Auditório 4 do Bloco Bege (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido)
Informações 

(Texto produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Positivo: Karina Sonaglio e Sarah Menezes - sob coordenação da professora Ana Paula Mira e assessoria de imprensa da Universidade Positivo - Central Press).


Autor: Redação
Fonte: Central Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581