.
 
 
Mitos e Verdades sobre a coluna
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/05/2016

Mitos e Verdades sobre a coluna

Dor de coluna é o mal que atinge cerca de 54 milhões de brasileiros

Todo mundo conhece um caso. Dor de coluna. O mal que atinge cerca de 54 milhões de brasileiros, de acordo com levantamento da Agência Brasil, é também um problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por ser comum, as pessoas acabam achando que sabem tudo sobre o assunto. No entanto, é necessário separar o que é fato de boato. Por isso o ortopedista e coordenador do Grupo de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Pil Sun Choi, lista abaixo os principais mitos e verdades relacionados ao tema.

Usar salto alto pode causar problemas de coluna

VERDADE. O uso excessivo desse tipo de sapato pode acarretar dores na região lombar, tendo em vista que o salto alto muda o eixo de gravidade do corpo, fazendo a mulher curvar as costas de modo não-natural. O ideal é usar saltos de 3 centímetros e só recorrer aos mais altos em ocasiões muito especiais.

Grávidas são mais propensas a dores na coluna

VERDADE. A gestação é um período de mudanças intensas no corpo da mulher. Com o crescimento da barriga, a coluna tende a inclinar-se, o que fica evidente na forma que a grávida anda. Nesse período, é importante que a gestante faça atividades físicas e tente manter a postura correta para evitar maiores problemas.

Seios muito grandes podem ocasionar dores lombares

MITO. Raramente o peso dos seios é o responsável pelas dores na região. A coluna é preparada para aguentar o volume mamário. Nesses casos, a grande vilã costuma ser a má postura.

A dor na coluna é genética

PARCIALMENTE VERDADE. Embora alguns estudos sugiram uma relação entre a hereditariedade e os problemas na coluna, na maioria das vezes os fatores causadores da dor são outros.

Quem tem hérnia de disco precisa operar

MITO. Nem todos os casos necessitam de cirurgia. Na realidade, só uma pequena parcela deles exige uma intervenção cirúrgica. Quando necessária, já há recursos modernos, como as cirurgias minimamente invasivas, para tratar tais casos.

Toda dor constante é caso de cirurgia

MITO. As intervenções cirúrgicas são a exceção no tratamento de problemas de coluna. Muitas vezes, mudanças no estilo de vida, aliadas a exercícios físicos, já são suficientes para tratar a dor. No entanto, casos persistentes devem ser avaliados por um profissional. Somente um médico pode fazer um diagnóstico seguro a respeito.

Pegar muito peso causa dores na coluna

VERDADE. Usar mochilas ou bolsas pesadas, trabalhar carregando cargas muito pesadas e praticar musculação podem influenciar no desenvolvimento de dores nas costas, se o peso for maior do que a coluna pode suportar. O ser humano está preparado para aguentar, no máximo, 10% do seu peso. Tudo o que for acima disso pode prejudicar a coluna.

Sedentarismo e estresse têm relação direta com as dores na coluna

VERDADE. A falta de atividades físicas, aliada a uma vida muito agitada, estressante, pode ocasionar sim problemas na coluna. O ser humano necessita movimentar-se e viver em equilíbrio, caso contrário, o organismo se ressente e adoece.

Pessoas que trabalham muito tempo em pé podem desenvolver dores nas costas

VERDADE. Isso acontece por que o corpo humano não foi feito para ficar parado na mesma posição por muito tempo. O organismo necessita de movimento. Por isso, é importante que as pessoas que necessitam trabalhar em pé por muitas horas façam pausas constantemente e, mais importante, exercitem-se regularmente.


Autor: Redação
Fonte: Ecco Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581