.
 
 
Dia Mundial da Amamentação
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/08/2016

Dia Mundial da Amamentação

Unimed Porto Alegre orienta mães a respeito do aleitamento materno

Em 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. Esta data é propícia para refletir sobre a importância do aleitamento materno e ainda esclarecer dúvidas frequentes das mães. De acordo com a pediatra da Unimed Porto Alegre e membro do Conselho de Administração da Cooperativa, Lúcia Diehl da Silva, uma das principais preocupações das mães em seu consultório diz respeito à ansiedade para amamentar corretamente: “tranquilidade e paciência são os ingredientes essenciais para lidar com a ansiedade, pois a amamentação é um processo natural e as mães aprendem com o tempo”, afirma.

Para saber se a criança está mamando o suficiente, é preciso ficar atendo a alguns sinais durante a amamentação, afirma Lúcia. Entre elas, se o bebê mama no mínimo de seis a oito vezes por dia nas primeiras três semanas; se as mamas esvaziam e ficam mais macias depois que o bebê suga, e ainda se a criança urina várias vezes ao dia. “A pesagem com o médico pediatra na consulta de revisão dará a resposta definitiva”, aponta a pediatra.

Outra observação diz respeito às mamadeiras e chupetas. Lúcia ressalta que, em longo prazo, o uso das mamadeiras e chupetas pode prejudicar o desenvolvimento da criança. De acordo com o Ministério da Saúde, o uso da mamadeira e da chupeta não é recomendado porque atrapalham a forma como o bebê vai mamar no peito.

Após os seis meses, o bebê possui um sistema digestivo pronto para receber outros alimentos. Porém, o aleitamento materno deve ser mantido enquanto o bebê quiser ou até os dois anos de idade, ou mais. Por isso, é importante que a mãe mantenha uma dieta equilibrada enquanto estiver amamentando. “Beber bastante água auxilia no volume de produção de leite”, afirma a pediatria.

Com o intuito de esclarecer dúvidas referentes à amamentação, a Unimed Porto Alegre realiza oficinas mensais de aleitamento materno aos clientes por meio do programa Bebê-Vindo, onde aborda o cuidado com as mamas, armazenamento e o correto posicionamento e “pega” do bebê durante o período da amamentação, bem como benefícios e dificuldades de amamentar. As oficinas são teóricas e práticas, gratuitas e ocorrem nas unidades da Cooperativa em Porto Alegre, Canoas e Esteio.

As inscrições podem ser realizadas pelo telefone 51 3316-7177, pelo e-mail viverbem@unimedpoa.com.br ou pelo blog bemestar.unimedpoa.com.br.

Confira a programação de agosto:

Oficina Aleitamento Materno

Data: 4 de agosto
Local: Casa Bem-Estar (Rua Miguel Tostes, 823 – Rio Branco - Porto Alegre/RS)
Horário: 14h às 15h30min

Data: 18 de agosto
Local: Casa Bem-Estar (Rua Miguel Tostes, 823 – Rio Branco - Porto Alegre/RS)
Horário: 14h às 15h30min

Data: 22 de agosto
Local: Unidade Assistencial Canoas (BR-116, no Conjunto Comercial de Canoas, Avenida Getúlio Vargas, 5.600)
Horário: 16h às 17h

Data: 22 de agosto
Local: Rua dos Ferroviários, 65 – Centro – Esteio/RS
Horário: 14h às 15h 


Autor: Gabriela Silva
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581