.
 
 
Hospital Moinhos de Vento recebe especialistas para abordar a Doença de Chagas no Brasil
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/08/2016

Hospital Moinhos de Vento recebe especialistas para abordar a Doença de Chagas no Brasil

No período de 2000 a 2013 foram registradas 68.206 mortes pela doença, uma média de 4.872 mortes por ano

A Doença de Chagas é uma doença tropical negligenciada, de elevada prevalência e expressivas morbidade e mortalidade. Estima-se que no Brasil haja, atualmente, um milhão de pessoas infectadas pelo Trypanosoma cruzi, agente causador da doença, representando uma das quatro maiores causas de mortes por doenças infecciosas e parasitárias. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no período de 2000 a 2013 foram registradas 68.206 mortes pela doença, uma média de 4.872 mortes por ano.

Dentro deste contexto, o Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), está desenvolvendo um projeto para estabelecer diretrizes para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas afetadas pela infecção por Trypanosoma cruzi em suas diferentes fases (aguda e crônica) e formas clínicas. A diretriz será uma ferramenta para subsídio a gestores, profissionais, usuários do Sistema único de Saúde (SUS) e sociedade civil organizada, na garantia de uma atenção integral e de qualidade.

Com o objetivo de prestigiar a presença de especialistas na área de Doença de Chagas na Instituição, o Hospital Moinhos de Vento promove o painel “Doença de Chagas no Brasil: aspectos clínicos e diagnóstico”. Na ocasião, serão abordados temas relacionados tanto ao diagnóstico quanto às consequências clínicas da infecção pelo Trypanosoma Cruzi, enfatizando as sequelas crônicas tais como as doenças cardíacas, cuja ocorrência é estimada em torno de 30% das pessoas infectadas, e as repercussões no aparelho digestivo.

O debate será mediado pelo Infectologista do Hospital Moinhos de Vento, Paulo Ernesto Gewehr Filho, e pela representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Veruska Maia da Costa. Profissionais de referência na área no Brasil, Prof. Dra. Ana Marli Christovam Sartori (USP), Prof. Dr. José Antônio Marin Neto (USP/Ribeirão Preto), e Prof. Roberto Oliveira Dantas (USP), serão os palestrantes.

O evento acontece no dia 05 de agosto, das 11:00 às 12:00, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Rua Ramiro Barcelos, 910, Bloco C, 4º andar). As inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo site www.iepmoinhos.com.br/eventos.


Autor: Shirlei Manteufel
Fonte: HMV

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581