.
 
 
Congresso Paulista de Cirurgia foi encerrado com Sessão de Posse
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/09/2016

Congresso Paulista de Cirurgia foi encerrado com Sessão de Posse

Evento foi considerado um sucesso pelos congressistas, que ainda puderam conhecer os 380 trabalhos expostos de colegas nas sessões de pôsteres, temas e vídeos livres

O Congresso Paulista de Cirurgia – 20ª Assembleia Cirúrgica, realizado em 9 e 10 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, reuniu 700 participantes que assistiram dezenas de palestras, debates, simpósios e conferências internacionais. O evento foi considerado um sucesso pelos congressistas, que ainda puderam conhecer os 380 trabalhos expostos de colegas nas sessões de pôsteres, temas e vídeos livres.

A mesa da cerimônia de encerramento foi composta pelo TCBC Paulo Roberto Corsi, presidente do Diretório Nacional do CBC; TCBC Sidney Roberto Nadal, Mestre do Capítulo de São Paulo; Níveo Lemos Moreira Jr, representando a Associação Médica Brasileira; Eurípedes Carvalho da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; TCBC Gaspar de Jesus Lopes Filho, conselheiro do Cremesp; Éder Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo; TCBC Antônio José Gonçalves da Associação Paulista de Medicina e HnCBC José Carlos Prates da Academia de Medicina de São Paulo. O mestre de cerimônia da noite foi o Vice Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Paulo Mauricio Chagas Bruno.

Paulo Corsi deu as boas vindas aos presentes e lembrou que o Colégio é uma entidade que mantém suas tradições ao longo de décadas e chamou os novos membros que foram conduzidos por uma Comissão, como é o protocolo. O hino nacional executado pelo Quarteto Paulista de Cordas. Os novos membros, antes da posse, quando receberam o certificado do CBC, fizeram o juramento, em voz alta e em pé. Foram sete Membros Acadêmicos, sete Adjuntos, 45 Aspirantes, dez Titulares, três Membros Honorários Estrangeiros.

O Prêmio Benedicto Montenegro foi entregue ao ECBC Luiz Sérgio Leonardi que foi saudado pelo TCBC Luís Roberto Lopes, um dos seus discípulos. Lopes discorreu sobre Benedicto Montenegro, primeiro mestre do Capítulo de São Paulo do CBC, cuja biografia inspirou a premiação outorgada anualmente a um de seus membros como reconhecimento pela sua contribuição à Cirurgia. Descreveu a trajetória profissional e acadêmica do homenageado, nascido em Araras, graduado na USP/Ribeirão Preto e que após concluir a residência Médica na EPM, dedicou-se integralmente à recém-criada Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP onde coordenou serviços, foi chefe do Departamento de Cirurgia, diretor da Faculdade e recebeu o título de professor Emérito após sua aposentadoria. "A história do gastrocirurgião Leonardi, se confunde com a história da Santa Casa de Campinas, do Hospital de Clinicas, do Gastrocentro e da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP", resumiu Lopes, que também ressaltou o trabalho assistencial do professor, destacando as implantações do pioneiro serviço de Cirurgia Ambulatorial e do Serviço de Transplante de Fígado, o primeiro no interior do estado de São Paulo e com mais de 300 transplantes até hoje."

O professor Leonardi disse que a Sessão era muito emotiva. "Eu nunca soube fazer em Medicina o que não fosse Medicina. Eu realizei uma enorme tarefa e muitos feitos em Campinas, mas devo tudo a três escolas: USP, UNIFESP e Santa Casa e o que aprendi por aqui na Capital. Tudo foi a abnegação e dedicação que o médico deve ter ao seu paciente".

O Mestre do Capítulo de São Paulo encerrou o Congresso Paulista de Cirurgia – 20ª Assembleia Cirúrgica fazendo um balanço do evento e lembrando que o Capítulo celebra 75 anos desde a sua criação. Agradeceu aos integrantes das comissões Científica, Organizadora e demais comissões de trabalho. Lembrou da presença dos três convidados estrangeiros e muitos professores que vieram contribuir para o sucesso do Congresso. "Aqueles que vieram aprender e vieram ensinar, esses eventos são feitos para vocês", finalizou Nadal.

A Sessão Solene foi encerrada com a entrega de prêmios aos trabalhos vencedores nas sessões de pôsteres, temas e vídeos livres. O autor principal em cada categoria foi agraciado com a inscrição para Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 2017.

O presidente do Diretório Nacional do CBC destacou que as Sessões Solenes são cerimônias de congraçamento entre jovens acadêmicos, titulares e professores. "Parabenizou o professor Leonardi e lembrou das palavras de Adib Jatene que um dia disse que o mérito de um médico se deve ao reconhecimento de seus pares e não a conta bancária". Paulo Corsi ressaltou que o CBC está presente em todos os estados do Brasil, com diretorias regionais, mais de 7 mil membros, sendo a terceira maior entidade cirúrgica do mundo, atrás somente do American College e a Sociedade Japonesa de Cirurgia. Apresentou a Missão, Visão e Valores, definidos depois de uma reunião de Planejamento Estratégico. E comemorou o que disse ser "a maior vitória da minha gestão" o fato da Residência Médica em Cirurgia passar para três anos, a partir de 2018. Paulo Corsi convidou os presentes a participarem do Congresso Brasileiro de Cirurgia no Sheraton WTC, em São Paulo, no ano que vem.


Autor: Redação
Fonte: Doc Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581