.
 
 
Proteja seus olhos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/11/2008

Proteja seus olhos

Óculos escuros de qualidade é item essencial durante o ano todo

Com a proximidade do verão, as pessoas têm uma preocupação maior com a exposição aos raios solares. Embora todos saibam da importância do filtro solar para a pele, muitos esquecem de proteger os olhos. “O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis da energia solar que também são produzidos por fontes artificiais. Eles aumentam as chances de desenvolvimento de catarata, pterígo (membrana que cresce sobre a córnea e pode distorcer ou cobrir a visão), câncer de pele nas pálpebras e degenerações de retina”, alerta o oftalmologista da Clínica Canto, Dr. Marco Canto.

A principal proteção para os olhos são os óculos escuros. Eles possuem proteção contra 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B, e ajudam a proteger os olhos do efeito cumulativo das radiações. Entretanto, nem todos os óculos escuros possuem essa proteção. Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV.  De acordo com o Dr. Marco Canto, os óculos escurosde má qualidade não têm proteção UV, provocam apenas o escurecimento e uma conseqüente dilatação das pupilas. “Esses óculos escuros deixam passar uma maior quantidade de raios UV e pioram a situação”, ressalta.
 
Não é somente quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol que deve usar óculos escuros. Uma exposição a quantidades excessivas de raios solares em um curto período de tempo pode causar ceratite, uma “queimadura” da córnea, que causa dor, vermelhidão e lacrimejamento. E como acontece com o filtro solar, os óculos escuros não devem ser usados somente no verão. “Quanto mais os olhos se expõe aos raios solares, maiores os danos. Assim, devemos usar óculos escuros o ano inteiro e não só no verão”, explica o oftalmologista.
 
Os óculos graduados também podem ter proteção UV, mesmo sem lentes escuras. Já quem usa lentes de contatos pode usar os mais diversos óculos escuros, sem a necessidade da lente ser graduada. “Para termos uma boa qualidade em óculos escuros, além do dos raios UV-A e UV-B, ele não pode distorcer as imagens ou alterar as cores, e as lentes devem ser cinzas, verdes ou marrons e filtrar mais de 75% da luz visível”, observa Dr. Marco Canto.
 
Óculos com lentes coloridas
 
As lentes dos óculos escuros podem ter diversos benefícios conforme a cor. De acordo com o Dr. Marco Canto esses benefícios são gerais e cada caso pode ter uma condição especial, por isso a importância de consultar um oftalmologista.
 
Óculos com lentes cinzas - o cinza claro é para uso interno, pois filtra sem distorcer as cores. O cinza médio é recomendado para pacientes com enxaqueca, e o cinza escuro é usado para óculos de sol, sendo excelente para uso externo.

Óculos com lentes marrons - o marrom claro é também para uso interno, pois é uma cor mais quente e mais clara do que o cinza. O marrom escuro é para lentes de sol e oferece uma visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina.
 
Óculos com lentes amarelas - aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblinas, e oferece um ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. É a cor preferida pelos caçadores e dos clientes novos e modernos. Pode ser um pouco irritante quando for usado sob a luz direta do sol.
 
Óculos com lentes verdes – uma lente ideal para fins diversos. É a melhor lente para condições de luminosidade moderada. Muito utilizada em densidades mais leves como um item fashion.
 
Óculos com lentes azuis – outra lente usada como item fashion pelo cliente jovem. Indicada para dar um toque de tranqüilidade ao usuário. Essas lentes também são conhecidas como “Lentes Prozac”.
 
Óculos com lentes rosas - é uma cor mais quente, como a marrom, mas não deve ser usada em óculos de sol.

Autor: Daiane Strapasson
Fonte: Expressa Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602