.
 
 
Especialistas do Moinhos de Vento participam de livro internacional sobre doenças de pele
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/12/2016

Especialistas do Moinhos de Vento participam de livro internacional sobre doenças de pele

Obra publicada em espanhol, foi lançado no fim do mês de outubro durante o XXI Congreso Iberolatinoamericano de Dermatología (CILAD), em Buenos Aires

Os dermatologistas do Hospital Moinhos de Vento Fabiane Kumagai Lorenzini e Daniel Lorenzini participaram do livro Manual de Dermatologia Infecciosa. O livro, publicado em espanhol, foi lançado no fim do mês de outubro durante o XXI Congreso Iberolatinoamericano de Dermatología (CILAD), em Buenos Aires / Argentina.

No capítulo sobre Verrugas Virais, Fabiane aborda questões sobre as proliferações epiteliais benignas na pele e mucosa, causadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) que afetam 7 a 10% da população. “O quadro clínico depende do tipo de HPV e da imunidade do indivíduo. É mais comum nas crianças, adultos jovens, pacientes transplantados e imunossuprimidos”, ressalta a dermatologista. O capítulo foi escrito em parceria com outras duas especialistas da área, do México e da Colômbia.

O vírus HPV pode causar verrugas genitais e, além disso, o câncer de colo uterino (terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte em mulheres por câncer no Brasil). O HPV também pode ser associado a outras doenças, como câncer vulvar, vaginal, peniano e canal anal.

Na mesma obra, o capítulo escrito pelo médico Daniel Lorenzini trata sobre enfermidades parasitarias. Intitulado como Tungiasis, o especialista explica sobre a manifestação da doença. “Esta é uma enfermidade própria de áreas carentes, onde o ser humano tem contato estreito com animais domésticos como cães, gado, etc. Encontra-se em pisos contaminados como estábulos e galinheiros, por exemplo. Prevalece em crianças de 5 a 14 anos pelo hábito de andar descalço”, destaca.

A tungíase se manifesta com um ponto negro central, assintomática no princípio, pruriginosa e dolorosa ao tato. As lesões aumentam progressivamente de tamanho. Se localiza preferentemente nos pés em 95% dos casos.


Autor: Shirlei Raquel Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581