.
 
 
“Convivendo com a Doença de Parkinson” é tema de talk show realizado pela Santa Casa
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/04/2017

“Convivendo com a Doença de Parkinson” é tema de talk show realizado pela Santa Casa

Atividade, aberta ao público, ocorre nesta terça-feira (25), e contará com a presença de especialistas, pacientes e familiares para debater a doença

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado no último dia 11/04, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realiza nesta terça-feira, 25/04, às 17h30min, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o talk show “Convivendo com a Doença de Parkinson”. Mediado pela jornalista Larissa Roso, o evento irá reunir especialistas, pacientes e familiares para debater de forma ampla todos os aspectos que envolvem a Doença de Parkinson no dia a dia, desde o diagnóstico e tratamentos até a convivência diária com a doença. Essa é a edição de lançamento do “Conversa com Especialista”, projeto que reunirá ações como palestras, debates e talk shows sobre temas relacionados com a promoção da saúde e da qualidade de vida.

A atividade conta com a presença da Dra. Arlete Hilbig, uma das organizadoras do talk show e coordenadora do Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento, localizado no Hospital São José, unidade da Santa Casa especialista em neurocirurgia e neurologia. O Centro é referência no atendimento, diagnóstico e tratamento dos movimentos anormais, que incluem várias doenças neurológicas que apresentam em comum alguma alteração na movimentação do corpo, como o Parkinson. Participam também o neurologista Dr. Carlos Rieder, a fisioterapeuta neurofuncional Vera Lúcia Widniczck Striebel e a Associação de Parkinson do Rio Grande do Sul (APARS).

O que é a Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa causada pela perda progressiva de neurônios. A principal área afetada denomina-se substância nigra, que contém neurônios que ajudam a controlar os movimentos do corpo, especialmente a velocidade e a agilidade motora. Essa função é executada por uma substância chamada dopamina, que é um mensageiro químico e emite sinais para o corpo estriado, uma importante estrutura motora do cérebro. A redução da quantidade de dopamina, pela perda das células nervosas, resulta em mau funcionamento do corpo estriado e dificuldade na capacidade da pessoa controlar seus movimentos.

Saiba mais em: https://www.santacasa.org.br/pt/servicos/detalhe/centro-de-doenca-de-parkinson-e-disturbios-do-movimento/182.

Serviço:

O quê: Talk show Convivendo com a Doença de Parkinson
Quando: dia 25/04, às 17h30min
Onde: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)
Como participar: aberto ao público (sujeito à lotação do local)

Participantes

Dra. Arlete Hilbig

Graduada em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1987), com mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), tendo realizado também doutorado sanduiche na The Cleveland Clinic Foundation, Ohio, USA (1998-99). Atualmente, é professora Associada do Departamento de Clínica Médica - Neurologia e do Programa de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Coordena o Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Dr. Carlos R. M. Rieder

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), realizou residência médica em Neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1987-1990); mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Clinical Neuroscience pela University of Birmingham (Inglaterra, 2000). Atualmente, é professor adjunto de Neurologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pesquisador do CNPq. É professor dos programas de Pós-Graduação em Reabilitação (UFCSPA) e Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o Centro de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Vera Lúcia Widniczck Striebel

Fisioterapeuta neurofuncional; mestre em Ergonomia e possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Adulto e Neuropediatria. É docente do Curso de Graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Metodista IPA.

Larissa Roso

Jornalista formada pela PUCRS e repórter do jornal Zero Hora. Foi bolsista do programa Alfred Friendly Press Partners, trabalhando no jornal The Washington Post, nos EUA, e atualmente cursa mestrado em Ciências Médicas na Faculdade de Medicina da UFRGS.  


Autor: Tiago Vasques
Fonte: CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581