.
 
 
Debate científico analisa bactéria causadora da infecção mais comum em humanos
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/08/2017

Debate científico analisa bactéria causadora da infecção mais comum em humanos

4º Consenso Brasileiro do Helicobacter pylori e Microbiota será realizado de 24 a 26 de agosto no Vale dos Vinhedos, na Serra

A infecção bacteriana crônica mais comum no ser humano, causada pela bactéria Helicobacter pylori, que pode provocar gastrites, doença ulcerosa e neoplasias gástricas (um tipo de câncer), vai ser o centro de um debate na serra gaúcha. Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, será realizado o 4º Consenso Brasileiro do Helicobacter pylori e Microbiota.

O encontro tem esse nome porque a finalidade da discussão é elaborar um estudo para orientar médicos nas questões relacionadas à condução de infecções causadas pela bactéria. Há Consensos sobre o assunto realizados em diferentes países do mundo.

– Conforme a região do Brasil, 60% a 70% da população está contaminada pela bactéria – afirma Ismael Maguilnik, chefe do Serviço de Gastroenterologia e coordenador médico do Serviço de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento, um dos organizadores do 4º Consenso Brasileiro do Helicobacter pylori e Microbiota.
Organizado pelo Núcleo Brasileiro para Estudo do Helicobacter pylori e da Microbiota, departamento vinculado à Federação Brasileira de Gastroenterologia, o encontro na Serra terá a participação de cerca de 30 gastroenterologistas de todo o país.

Eles serão divididos em quatro grupos, que analisarão temas como epidemiologia da presença da bactéria, câncer, doenças funcionais e outras patologias. Em cada grupo, temas são apresentados e os participantes precisam chegar a um consenso, utilizando a literatura médica, sobre a forma correta de procedimento para tratamento da infecção.

Na manhã do último dia do evento, os resultados de cada grupo serão debatidos com todos os participantes. Um relatório final do Consenso do Vale dos Vinhedos será produzido e publicado em revista internacional da área.

O encontro na Serra contará com a presença do médico patologista Robert Genta, professor da Universidade de Dallas, Texas. Reconhecido mundialmente pela sua contribuição na área, Genta estuda as alterações gástricas causadas pelo Helicobacter pylori. Os médicos James Ramalho, presidente do Núcleo, e Luiz Gonzaga Coelho são responsáveis pela coordenação científica do evento.


Autor: Cláudia Paes
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602